Trading de criptomoedas Sinais de trading para criptomoedas com a plataforma Tradee. Teste Grátis!
Mercado Tecnologia

HSBC anuncia a primeira transação de trade finance do mundo usando a tecnologia blockchain

Postado por em 14 de maio de 2018 , marcado como , , , , , ,

Nessa segunda-feira o banco HSBC divulgou ter realizado a primeira transação de trade finance* comercialmente viável do mundo intermediado pela tecnologia blockchain.

(Foto: Simon Dawson / Bloomberg)

A instituição bancária emitiu uma carta de crédito em nome da empresa de alimentos e agricultura Cargill para o credor holandês ING. A transação de trade finance tinha como objetivo a importação de soja em grão da Argentina para a Malásia.

Cartas de crédito são geralmente emitidas de um banco para outro para garantir que um pagamento seja recebido sob um conjunto de condições.

Tradicionalmente, este processo demoraria bastante tempo para se concretizar, com registros em papel e muitas idas e vindas entre as várias partes envolvidas. A tecnologia blockchain promete mudar isso.

O blockchain permite que as transações sejam registradas em uma vasta rede de computadores. No caso do Bitcoin, ele registra todas as transações que acontecem na rede, criando um livro-razão público.

Os bancos adotaram os princípios por trás do blockchain do Bitcoin – como o princípio descentralizado – e tentam aplica-lo aos processos que eles estão realizando.

Para esta transação, o HSBC utilizou uma plataforma de blockchain Corda, desenvolvida pela startup R3.

“A necessidade de reconciliaçãoo de papel é removida porque todas as partes estão ligadas à plataforma e as atualizações são instantâneas”, comentou Vivek Ramachandran diretor de crescimento e inovação do HSBC. “A rápida reviravolta pode significar desbloquear a liquidez para as empresas”.

Contratos inteligentes

O HSBC e o ING revelaram que a troca foi realizada em 24 horas, em comparação com os cinco a 10 dias que normalmente leva para concluir tais trocas através do um sistema tradicional.

Os defensores do blockchain alegam que a tecnologia tem o potencial para alterar várias indústrias consolidadas. Setores como finanças comerciais, saúde e seguros são considerados bons alvos para o uso do blockchain, pois dependem de grandes quantidades de papeis para os contratos.

Embora já existam provas de conceito realizadas a partir da tecnologia blockchain, o HSBC foi o primeiro banco a transacionar aplicações comerciais, disse um porta-voz da empresa à CNBC.

*O conceito de trade finance é usado para definir uma gama de serviços financeiros que, dentre outras coisas, auxiliam a financiar a exportação ou importação de bens de serviços.

Fonte: CNBC

loading...