Geral

NTFs: adesão de tokens não fungíveis está crescendo na arte moderna

Postado por em 7 de September de 2021 , marcado como

Tokens não fungíveis, ou NTFs, são um novo tipo de “ativo colecionável” que pode (ou não) render muito dinheiro.

Os NTFs começaram em 2017 e se tornaram a nova mania mais rápido do que qualquer outra criptomoeda que você possa ter ouvido falar.

Mas você não pode manter NTFs na gaveta da sua cômoda, como se fossem cartas de Pokémon. Os NTFs são totalmente digitais e estão ligados a quase tudo, podendo ser uma cena de destaque de um vídeo, a imagem de um meme ou até mesmo um tweet.

Se isso não faz muito sentido para você, não se preocupe, você não está sozinho nessa.

Em resumo, os NTFs oferecem um certificado de autenticidade criado em blockchain para um ativo digital ou obra de arte.

O amplo interesse pelo tema criou um novo grande mercado digital que já conta com vendas de $ 250 milhões de dólares em 2020, com os NTFs alcançando novos níveis de hype e sendo comprados por grandes empresas como Visa, Warner Music Group e Nike.

A mania por NFTs também levou muitas pessoas a colocarem suas próprias artes digitais e tweets à venda como NTFs. Diversas empresas demonstram interesse pela tecnologia e não querem perder a oportunidade desse novo mercado de criptomoedas. Até mesmo as empresas de papel higiênico estão lançando suas obras de arte em NFT.

Ainda confuso? Aqui estão as respostas para as principais perguntas sobre os NTFs.

O que é um NTF?

Um NTF é um token digital exclusivo, com a maioria usando a blockchain Ethereum (ETH) para registrar transações digitalmente. Não é uma criptomoeda como Bitcoin ou Ethereum, porque eles são fungíveis – trocáveis ​​por outras criptomoedas ou dinheiro.

Os NTFs são registrados em um livro-razão digital da mesma forma que as criptomoedas, portanto, há uma lista de quem é o proprietário de cada um.

O que torna um NTF único é o ativo digital vinculado ao token. Pode ser uma imagem, um vídeo, um tweet ou uma música disponível em um marketplace, que cria o NTF para ser vendido.

Hoje em dia o mercado de NFTs segue em constante evolução e há muitas iniciativas criativas no meio. Inclusive, já há jogos digitais que incorporam o uso de NFTs, como o Axie Infinity, um dos jogos de criptomoedas mais famosos.

Que tipo de NTFs existem?

Os NTFs podem ser vinculados a qualquer ativo digital. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu o seu primeiro tweet como um NFT por $ 2,9 milhões de dólares.

O “Rob Gronkowski Championship Series NTFs Collection” inclui cinco diferentes cartões tokenizados que representam lances do jogador durante os jogos vencedores do campeonato. Esses cartões limitados foram vendidos como NTFs por um total de $ 1,8 milhão de dólares.

Kings of Leon vendeu NTFs do seu novo álbum e arrecadou mais de $ 2 milhões de dólares.

O repórter do New York Times Kevin Roose vendeu uma imagem de sua coluna sobre NTFs por $ 560.000 mil dólares.

Recentemente, a Fortune deu aos seus leitores a chance de entrar na onda dos NTFs. A empresa vendeu 256 cópias da capa da edição limitada da revista, feita pelo artista gráfico Ppleasr, no marketplace da OpenSea. As cópias se esgotaram em cinco minutos. Os valores dos NFTs eram de aproximadamente 1 Ethereum (estimado em $ 3 mil dólares).

Recentemente um clip-art de uma rocha, mais conhecido como “Ether Rock”, foi vendido por $ 400 mil Ethereum (estimado em $ 1,3 milhão de dólares).

Em uma das mais recentes ações de adesão do mundo corporativo aos NFTs, a Visa anunciou a compra NTF CryptoPunks por $ 150.000 em Ethereum.

Especialistas do mercado financeiro acreditam que os NTFs desempenham um grande papel no futuro do varejo, mídias sociais, entretenimento e comércio. Inclusive, o co-criador do Vine, Dom Hoffman, está supostamente inventando uma nova maneira de gamificar os NTFs com seu console de jogos de fantasia, chamado de “Supdrive“.

Onde posso comprar ou vender um NTF?

NFT CryptoPunksPara comprar ou vender NFTs basta acessar os mercados de NFT. Há vários mercados disponíveis, com o Opensea sendo o maior deles.

Os compradores podem pesquisar arte, nomes de domínio e itens colecionáveis para comprar de acordo com suas possibilidades financeiras. Há itens para todos os bolsos, dos mais baratos aos mais caros.

Por outro lado, se quiser vender um NTF de sua arte, você pode usar o NFTify, a loja do Shopify, para vender NTFs sem criar sua própria loja.

Você também precisará de uma conta MetaMask para continuar.

Quais são as desvantagens dos NTFs?

Uma desvantagem dos NTFs são as centenas de dólares em taxas exigidas para criar um NTF. Se você está fazendo seu próprio token no blockchain Ethereum, você precisa usar um pouco de Ethereum.

Depois de fazer um NTF, há uma taxa a ser paga pelo trabalho necessário para lidar com a transação e que também é baseada no preço do Ethereum. Os mercados simplificam o processo tratando de tudo por uma taxa quando um NTF é vendido.

Também há um custo ambiental. Como o Bitcoin (BTC), o Ethereum requer computadores para lidar com os cálculos, conhecidos como “mineração” e essas tarefas de computador requerem muita energia.

Uma análise da Universidade de Cambridge descobriu que a mineração de Bitcoin consumia mais energia do que todo o país da Argentina. O Ethereum está atrás do Bitcoin em popularidade, mas já é considerada a 2a criptomoeda mais importante depois do Bitcoin. Com o aumento da popularidade, o consumo de energia do Ethereum está aumentando e é comparável à quantidade de energia usada pela Líbia atualmente.

Mesmo assim, o mercado de NFTs continua em alta e não mostra sinais de desaceleração, com a cada dia novas obras e iniciativas sendo realizadas por artistas e entusiastas da tecnologia.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!