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NFTs nos esportes: uma nova maneira de torcer e apoiar times

Postado por em 25 de October de 2021 , marcado como

NFTs nos esportes

Depois de agitar o mundo das artes, agora chegou a vez dos NFTs nos esportes. Afinal, os NFTs resolvem um problema desafiador: como alcançar uma escassez real em um mundo digital onde quase tudo pode ser facilmente duplicado.

Esta solução baseada na blockchain produz um token digital único, não passível de negociação e comerciável para qualquer imagem, vídeo, texto ou criação.

Se criado corretamente com a tecnologia subjacente correta, o token atua como um log de transações, prova de propriedade e assinatura de autenticidade.

Uma forma de verificar a ‘singularidade’ em um universo de clones.

Uma inovação simples mas revolucionária que gera valor onde não existia. Uma miríade de novas oportunidades de negócios.

Como Mike Winkelmann, mais conhecido como Beeple, deixou de ser um artista quase desconhecido para vender uma de suas obras de arte digital por mais de $ 69 milhões de dólares na Christie’s em março passado – três vezes mais do que o Bansky mais caro – essa é uma história de como os NFTs ou tokens não fungíveis podem remodelar uma ampla gama de setores da arte à música e aos esportes, com uma notável representatividade econômica.

Vimos arte digital “tokenizada”, música digital , videoclipes , imóveis virtuais , animais de estimação digitais – de gatinhos a pedras-, artigos de jornais e até memes ou tweets . Agora, os NFTs também estão prestes a invadir com tudo o mundo os esportes.

NFTs nos esportes

NFTs nos esportes

Já existem vários nomes conhecidos na indústria do esporte, como o grande jogador de futebol americano Tom Brady, que está tentando aproveitar o potencial dos NFTs nos esportes.

Os colecionáveis, ingressos para esportes e outros ativos intangíveis estão sendo convertidos em tokens. Os NFTs nos esportes realmente chegaram com tudo.

A maior liga de basquete do mundo lançou o NBA Top Shot, um mercado que permite que fãs e colecionadores comprem e vendam videoclipes de momentos exclusivos do jogo.

A plataforma já vendeu destaques no valor de cerca de $ 500 milhões de dólares.

Os 100 maiores clubes de futebol do mundo, incluindo Real Madrid, Liverpool e Bayern Munich, juntaram-se a uma plataforma de jogos de futebol de fantasia onde os participantes podem comprar e vender cartas de jogador digital – como um álbum de figurinhas da Panini, mas com abrangência global e interativo.

Outros clubes, como Barcelona e o Milan, lançaram seus próprios tokens de torcedor, enquanto os zagueiros do futebol americano estão vendendo colecionáveis ​​por meio de NFTs.

O Sorare, um jogo NFT de futebol, levantou cerca de $ 680 milhões de dólares em fundos de investidores liderados pela SoftBank.

Mas alguns desses projetos estão perdendo o ponto.

Eles estão apenas tentando usar os NFTs nos esportes para extrair mais dinheiro para a mesma elite que se beneficia do sistema há décadas.

Para Tom Brady, Lionel Messi ou LeBron James, os tokens não fungíveis são apenas uma gota a mais dos lucros em um mar de receitas.

NFTs nos esportes

Empresas esportivas e empresas de criptografia estão esquecendo o propósito original das criptomoedas, como o bitcoin, de ajudar a democratizar a riqueza.

A verdadeira beleza desta tecnologia é o seu potencial para desbloquear receitas no mundo dos esportes – sejam artes marciais, levantamento de peso ou até malabarismo com futebol. Os NFTs nos esportes abrem um mundo de possibilidades.

Isso já está acontecendo, com toda uma nova geração de artistas digitais surgindo no topo das possibilidades de tokenização.

E isso vai acontecer no esporte também, abrindo novos caminhos para que estranhos reivindiquem sua fatia de uma Indústria de aproximadamente $ 400 bilhões de dólares.

NFTs nos esporte são a nova oportunidade para criadores, atletas e times

O setor esportivo está em uma encruzilhada e os NFTs nos esportes são uma das respostas.

As audiências globais estão evoluindo em um ritmo acelerado, e a pandemia de coronavírus apenas acelerou algumas das tendências que vimos surgir nos últimos anos.

Depois de décadas inundando nossas TVs, a classificação dos 3 grandes – futebol, beisebol e basquete (pode ser quatro ou cinco, dependendo do seu mercado) – despencou este ano.

Grandes eventos esportivos clássicos não atraem tantos espectadores quanto antes, e cada vez menos pessoas assistem às temporadas regulares. O principal motivo é que o streaming está matando a TV.

O esporte é um jogo para jovens, onde a maioria dos atletas e fãs são da Geração Z da geração Y.

O fenômeno de pessoas cortando o cordão não é novo. A forma como o público consome e acompanha os esportes mudou drasticamente, e o covid provavelmente mudou os hábitos de visualização para sempre .

Pelo menos 30% dos fãs de esportes transmitiram eventos esportivos ao vivo em seus smartphones ou tablets, e 79% só assistem a eventos transmitidos ao vivo.

As redes e emissoras tradicionais não podem mais monopolizar a atenção do público. Isso abre uma janela de oportunidade sem precedentes para esportes de nicho.

Mais e mais disciplinas estão atraindo fãs em todo o mundo graças a eventos online, mídia social e páginas e fóruns especializados. E os NFTs nos esportes são a maneira de tirar vantagem disso.

NFTs nos esportes aumentam o engajamento das torcidas

Como o modelo de receita pay-per-view (pagar por exibição) mainstream está mudando, precisamos encorajar um modelo de pay-per-engagement (pagar por engajamento).

Nesse sistema, os fãs apoiam diretamente seus jogadores, times e federações favoritas, e não os executivos de mídia ou algumas estrelas ultra-ricas.

Com NFTs nos esportes, podemos projetar cartões colecionáveis ​​exclusivos para cada esporte e cada atleta, não importa o quão nicho eles sejam, desbloqueando para eles um mercado avaliado em mais de $ 5,4 bilhões de dólares por ano – e cada vez mais considerado um investimento alternativo .

Ainda existem mais de 90 esportes olímpicos oficialmente reconhecidos que atualmente quase não têm itens colecionáveis, incluindo jogos com bilhões de fãs em todo o mundo , como vôlei, hóquei em campo, badminton e tênis de mesa.

Isso sem falar na crescente popularidade dos esportes de combate ou no surgimento de novas Estrelas do CrossFit.

As pessoas estão redefinindo sua relação com o esporte. Eles querem mais envolvimento, mais diversidade e mais diversão.

Temos as ferramentas, as oportunidades e o ímpeto para despertar uma nova geração de atletas alternativos, para servir a esportes pouco representados e atrair públicos há muito negligenciados.

NFTs nos esportes são apenas o começo de tudo isso.

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