Investimentos Tecnologia

Microsoft e empresas parceiras iniciam projeto de privacidade baseado em blockchain

Postado por em 23 de janeiro de 2018 , marcado como , , , , , , , ,

A gigante de tecnologia Microsoft e sua parceira Hyperledger aderiram a iniciativa de identificação digital baseada em blockchain, denominada Aliança ID2020.

(Foto: Pixabay)

Anunciada durante o World Economic Forum at Davos, ontem, na Suiça, a aliança – que também conta com a agencia Mercy Corps e a U.N International Computing Center – visa melhorar a vida das pessoas através do fornecimento de identidades digitais.

De acordo com a assessoria de comunicação, o grupo está desenvolvendo soluções com foco na propriedade direta dos usuários e no controle dos seus dados pessoais a partir da utilização da tecnologia blockchain. O problema é que 1.1 bilhão de pessoas não conseguem comprovar suas identidades e, com isso, têm dificuldades para acessar benefícios e serviços. A situação acaba fortalece questões mais graves, como o trafico de seres humanos, de acordo com o Banco Mundial.

A iniciativa recebeu agora uma doação de US$ 1 milhão da Microsoft, assim como contribuições de outras entidades, incluindo a Accenture e a Fundação Rockefeller. A Accenture, inclusive, como um dos membros do projeto, anunciou o igual valor de US$ 1 milhão durante o encontro da cúpula da Aliança ID2020, no ano passado.

Para além das fronteiras

David Treat, diretor geral de blockchain da Accenture ressaltou que “A identidade digital descentralizada e controlada pelo usuário tem o potencial para promover oportunidades econômicas para refugiados e outras pessoas desfavorecidas; ao mesmo tempo em que melhora a vida daqueles que simplesmente tentam navegar de forma segura e privada no ciberespaço”.

O release explicou que a identidade digital, que é propriedade do usuário, poderia incluir formas de identificação legal emitidas pelo governo e permitir um processo de autenticação contínuo para pessoas e instituições.

“Estamos construindo um ecossistema de parceiros comprometidos em trabalhar nas fronteirras nacionais e internacionais, a fim de enfrentar este desafio em escala”, afirmou Dakota Gruener, diretora executiva da Aliança ID2020.

Em junho passado, a Microsoft e a Accenture apresentaram um protótipo de blockchain para o projeto ID2020, que é alimentado por uma versão privado do blockchain Ethereum.

Fonte: Coindesk