Um mesquita localizada em East London, Reino Unido, decidiu aceitar criptomoedas como uma das suas fontes de caridade e, durante o Ramadã, conseguiu coletar quatro vez mais doações em moeda digital se comparada a moeda fiat.
(Fonte: Pixabay)
A mudança é um exemplo da crescente importância que o dinheiro virtual têm alcançado no mundo, principalmente quando são destacados como instrumentos para caridade.
A mudança valeu a pena, pois, segundo a casa de orações, foram depositadas quase 14 mil libras esterlinas em criptomoedas em comparação com as 3.460 libras esterlinas em moeda fiduciária.
O líder da mesquita, Erkin Guney, disse à imprensa local que “muitas pessoas estavam inicialmente céticas quanto a aceitarmos esse dinheiro novo, mas o fato de termos recebido quatro vezes mais em doações com criptomoedas mostra como é importante estar aberto a essas novas moedas digitais”.
Ele ainda acrescentou que quando as doações começaram a fluir, todos do centro religioso ficaram surpresos.
24 pessoas ao redor do mundo doaram para a mesquita usando criptomoedas como o Bitcoin, incluindo uma transação de mais de £ 5,200. Os fundos serão destinados a reparos nas instalações, alimentos e abrigos para a população carente local, além de servir para apoiar famílias mulçumanas pobres com custos de funeral.
Gurmit Singh, fundador da startup islâmica de finanças, Combo Innovation, baseada em Londres e que assessorou o centro religioso no processo de arrecadação das criptomoedas, comentou:
“Espero que outras mesquitas e instituições de caridade sigam esse modelo, para aproveitar as vantagens desse importante novo fluxo de receita”.
Este é apenas um exemplo de como a comunidade de criptomoedas está apoiando as organizações de caridade.
Outros casos recentes incluem a Binance, que doou US$ 1 milhão para vítimas japonesas de enchentes e a Paxful que concedeu bolsas acadêmicas para refugiadas afegãs.
Esta mesquita não é o primeiro estabelecimento religioso que recorre as doações por criptomoedas. Em janeiro desse ano a ICF Zuroch, uma igreja evangélica da maior cidade da Suíça, começou a aceitar ofertas voluntárias de seus paroquianos em criptomoedas.
Fonte: News.bitcoin