Geral

Maior apreensão de criptomoedas da história do Brasil

Postado por em 26 de August de 2021 , marcado como , ,

Maior apreensão de criptomoedas do Brasil até o momento ocorreu na casa do inventor da GAS Consultoria.

A suspeita é de crime de pirâmide financeira.

Apreensão de Bitcoins e malas com dinheiro em espécie

A PF anunciou no começo da noite de quarta-feira (25) o levantamento parcial da ‘Operação Kryptos’.

A operação teve início pela manhã no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Distrito Federal  e resultou na apreensão de vários bitcoins e malas com dinheiro.

Glaidson Acácio dos Santos foi um dos alvos de prisão e busca e apreensão.

Ele é proprietário da GÁS Consultoria, investigada por conta de denúncias da CVM e MP. 

De acordo com a Polícia Federal, foram realizados quinze mandados e cinco suspeitos estão presos.

Três deles foram encontrados no RJ e os outros dois no aeroporto de Guarulhos em SP, isso por conta do apoio de agentes da Receita Federal.

Juntamente com os suspeitos estavam diversas malas com dinheiro e 591 bitcoins, considerando a cotação de hoje chegaria num valor de R$ 150 milhões.

Essa é a maior apreensão de criptomoedas da história do Brasil até o presente momento.

Além disso, os agentes federais confiscaram vinte e um carros de luxo, relógios de luxo, jóias , celulares, aparelhos eletrônicos e documentos que ainda irão para perícia. 

A Polícia Federal ainda não tinha concluído a contagem de todo o dinheiro em espécie até às 19hs de quarta-feira, isso porque necessitou de equipamento de grande porte por conta da grande quantidade de notas.

Ao final da contagem a assessoria da PF anunciou os valores: 

“Em complemento ao balanço já divulgado, a PF informa que foram apreendidos mais R$ 13.825.091,00  e 100 Libras Esterlinas, em espécie. Além deste, foram apreendidos outros valores, em moeda estrangeira, já depositados na CEF, mas não contabilizados”.

A Procuradora Ana Paula Batti disse que “Os Bitcoins serão disponibilizados ao juízo do processo criminal para posterior ressarcimento das vítimas”.

Bitcoins confiscados

A Procuradora da Fazenda Nacional, Ana Paula Bez Batti, que também é uma das coordenadoras do site de investigação Blocksherlock, relatou em entrevista ao Portal do Bitcoin que “Os Criptoativos estavam armazenados em hardwares wallets”. 

A Procuradora comentou que busca sempre atuar com o objetivo em recuperar os ativos, ou seja, na localização e backup de chaves secretas e decorrente transição para uma carteira gerada para o Estado. 

Mediante a Procuradora Ana Paula, a Procuraria-Geral da Fazenda Nacional tem conquistado destaque em ações abrangendo a restauração de criptomoedas.

Os valores serão expostos ao juízo do processo criminal para que em seguida as vítimas possam ser ressarcidas, salientou Ana Paula. 

Suspeita de pirâmide financeira

O proprietário da GAS Consultoria, Glaidson Acácio dos Santos, foi detido na cidade de Itanhangá que fica na zona oeste do RJ.

Na casa onde ele estava foram encontradas barras de ouro e notas de reais, dólares e euros. 

Glaidson é suspeito de prática de pirâmide.

A Polícia Federal já estava observando Glaidson a um certo tempo sob suspeita de lavagem de dinheiro, segundo apresentou o Fantástico em uma reportagem na semana passada. 

Para um guia sobre como comprar Bitcoin com segurança, clique no link!

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!