Negócios

Localethereum usará contratos inteligentes para compra e venda de Ether

Postado por em 25 de setembro de 2017 , marcado como , , ,

A plataforma Localethereum começará a operar em outubro desse ano. Para além do seu funcionamento similar ao Localbitcoins, o serviço usará tecnologias recém-lançadas de criptografia direta no navegador e contratos inteligentes para tornar a compra e venda de Ether por moedas offline em um jornada segura.

Ao estilo do Localbitcoins, no Localethereum as pessoas que tem Ether disponível para venda anunciam a quantidade, preço e como querem receber o pagamento por ele; as pessoas que querem comprar, também anunciam seu interesse. Através de um filtro de localidade, então, é possível encontrar vendedores e compradores dispostos a fazer a transação na sua moeda local ou transferência bancária daquele país.

Entre as funcionalidades, destacam-se o uso da recém-lançada Web Crypto API. Essa tecnologia, que tem por trás empresas como Google, Mozilla e Netflix, foi implementada recentemente nos navegadores. Com ela, é possível realizar uma série de operações de criptografia sem instalação de plugins ou complementos. No Localethereum, ela é o centro do sistema de mensagens entre os usuários, que são criptografadas e nem a própria equipe tem acesso ao seu conteúdo.

Cada usuário terá uma chave privada e pública. A chave privada só fica disponível no navegador do usuário e não é transmitida ao serviço. Dessa forma, mesmo sob um ataque de segurança ao Localethereum, o usuário terá sua carteira e informações protegidas.

Começo da operação

Com isso, o Localethereum espera ser uma plataforma verdadeiramente segura para compra e venda de Ether entre usuários por moedas locais. A operação está marcada para início no dia 21 de outubro, mas os registros já estão abertos no site.