Análise Gráfica

Jogos “play to earn”: NFTs conquistam jogadores em busca de renda extra

Postado por em 19 de August de 2021 , marcado como

Cada vez mais a modalidade de jogo “Play to Earn” (jogue para ganhar) fica mais popular entre os investidores do mercado de criptomoedas. 

Com a explosão do Axie Infinity, várias pessoas se viram interessadas em adentrar no universo dos jogos play to earn. Porém, um dos fatores que mais desanima novos jogadores é o valor para começar a jogar. 

No Axie Infinity, esse valor gira em torno de R$7.000 o que acaba afastando quem não está disposto a colocar esse capital em risco.

Pensando nisso, novos jogos play to earn foram criados, principalmente na rede Binance Smart Chain, que possui taxas de gás infinitamente mais baratas se comparadas à rede ETH.

Com isso, houve uma explosão de novos jogos play to earn, especialmente voltados para o pequeno investidor. Isso atraiu vários pequenos investidores ao mundo dos jogos play to earn, que tinham como principal limitação o capital para começar e para continuar pagando taxas à medida que avança no jogo. Ou seja, várias pessoas que antes queriam jogar mas não tinham capital para isso, agora fazem parte dos jogadores play to earn.  

Por conta das taxas menores, a rede BSC é por natureza muito mais acessível, e o custo para iniciar em um jogo pode ficar em até 10 dólares. A princípio, as recompensas não parecem ser muito atrativas mas se analisarmos o potencial de valorização desses ativos, o investimento passa a ser mais atrativo.

Esta análise tem objetivo meramente informativo e não representa recomendação de investimento. A análise gráfica foi realizada dentro das condições possíveis, considerando que o mercado dos jogos “play to earn” é um mercado extremamente novo e altamente especulativo.

Muitos especuladores também compram os tokens nativos dos jogos na esperança de encontrar o “novo Axie Infinity”, e lucrar apenas com a valorização do ativo.

Mas será mesmo com investimentos pequenos é possível ter ganhos exponenciais? 

Analisamos alguns casos e alguns jogos play to earn interessantes, continue lendo!

Plants vs Undead

O jogo Plants vs Undead é muito parecido com o famoso jogo Plants vs Zombies. Dentro das funcionalidades além da batalha clássica, o jogo Plants vs Undead permite aos jogadores cultivarem um jardim de plantas que sãos NFTs, e colherem recompensas diárias com isso, fazendo com que o jogo consiga distribuir recompensas aos jogadores mesmo se eles não tiverem uma equipe forte.

Tela inicial do jogo Plants vs Undead

Tela inicial do jogo Plants vs Undead

Observando o token do projeto, o PVU, percebemos uma valorização agressiva. Lançado no dia 05/07/2021 a 0.15USD, e com 45 dias de vida, já alcançou a marca dos 16 USD, entregando uma valorização de mais de 10.000%.

Gráfico indicando alta de 13.000% do token PVU

Gráfico indicando alta de 13.000% do token PVU

Splinterlands

Splinterlands é um jogo de cartas baseado em turnos, parecido com o HearthStone da Blizzard. 

Os jogadores lutam entre si com suas cartas e quem vencer a batalha recebe a recompensa em Dark Energy Crystals (DEC). 

O interessante desse jogo é a acessibilidade: é possível jogar sem nem conectar uma carteira, no modo visitante, a fim de testar o jogo e ver se agrada o novo usuário.

Se o jogador decide continuar jogando o Splinterlands e quer ganhar recompensas por jogar, ele deve adquirir um “Spellbook”, que é um livro de cartas onde estão todas as cartas básicas para o jogador poder batalhar.

Gameplay do jogo Splinterlands

Gameplay do jogo Splinterlands

Esse livro custa apenas 10 dólares e pode ser comprado com criptomoedas, além de também poder ser adquirido com PayPal e outros meios de pagamento.

A DEC foi listada no dia 19/03/2021 com o preço inicial de 0.001 USD, e atualmente acumula um crescimento de aproximadamente 800%, com o preço girando em torno de 0.0075 USD.

Gráfico do part DEC/BUSD indicando valorização

Gráfico do part DEC/BUSD indicando valorização

Crusaders Of Crypto

O projeto Crusaders of Crypto dá aos NFTs a pegada dos jogos retrô misturada com a nova moda dentro da rede BSC que são os Reflect Tokens. Esses Reflect Tokens são tokens que dão recompensa aos holders por meio de um “reflect” nas taxas, que são depositadas diretamente nas carteiras dos investidores.

Apenas por possuir o token nativo do jogo $CRUSADER, os holders recebem BNB por meio de uma função no jogo chamada de “Loot Chest”, disponível dentro de uma aba com o nome “Home Dungeon”, uma espécie de galeria NFT onde o jogador pode exibir os itens que possui em uma espécie de “showcase”.

Cenário do jogo Crusaders of Crypto

Cenário do jogo Crusaders of Crypto

O token nativo do projeto apresenta uma valorização considerável de 9.000% desde sua criação, mesmo com poucas funções lançadas, mostrando a empolgação dos investidores nesse tipo de mercado.

Gráfico indicando a valorização do token $CRUSADER

Gráfico indicando a valorização do token $CRUSADER

A grande valorização vista nos jogos na rede BSC nos mostra que apesar de muito arriscada e incerta, essa modalidade de jogos play to earn tem vários adeptos e está em um ritmo acelerado de crescimento há vários meses.

Seja apostando no token do jogo, ou jogando para ter recompensas, só o tempo mostrará se esse novo mercado vai se consolidar e ganhar cada vez mais adeptos, ou se é apenas uma tendência passageira.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!