Tecnologia

Illinois vai usar Blockchain para certidões de nascimento

Postado por em 1 de setembro de 2017 , marcado como , , , ,

O estado americano do Illinois lançou recentemente um projeto piloto para usar Blockchain para digitalizar certidões de nascimento.

O trabalho foi feito pela startup Evernym juntamente com o World Wide Web Consortium (W3C, a instituições que estabelece padrões para Web). Se passar pela fase piloto, o projeto deve possibilitar que país e médicos possam registrar oficialmente o nascimento de uma criança direto no Blockchain.

Além disso, a proposta permite que agências do governo verifiquem informações do nascimento e, através de uma assinatura criptográfica, adicionem outros dados como nome e tipo sanguíneo naquele registro.

As informações serão armazenadas em um Blockchain inviolável que só poderão ser acessadas com consentimento do guardião legal até que a criança tenha a idade legal adulta.

Nesse primeiro piloto, os esforços estão sendo feitos para criar uma interface de usuário para país e médicos fazerem a digitalização das certidões de nascimento.

O projeto, segundo Jennifer O’Rourke, responsável pelos esforços em blockchain de Illinois, deve ser anunciado oficialmente no evento MyData2017 Conference, em Helsinque, Finlândia, no próximo mês.