Evento de Blockchain, SP Falta pouco para o Blockspot Conference! Dias 28 e 29 de maio. Garanta sua vaga!
Investimentos

IBM emitirá token de blockchain para minimizar os efeitos do carbono no meio ambiente

Postado por em 15 de Maio de 2018 , marcado como , , , , ,

A gigante da computação, IBM, anunciou uma parceria com a Veridium Labs, startup de tecnologia da informação ambiental, para registrar – e minimizar – os efeitos da emissão de gás carbônico na atmosfera, através da tecnologia blockchain.

(Foto: Pixabay)

A iniciativa, divulgada nesta terça-feira, fará com que a IBM e a Veridium tokenizem créditos de carbono, permitindo que as empresas com poluição pesada compensem os dados causados por suas operações ao meio ambiente.

A receita do token “verde” será usado para reflorestar uma área de 250 quilômetros quadrados de floresta tropical na ilha de Bornéu, na Indonésia.

Os créditos de carbono de terceiros já existem há algum tempo, mas eles são difíceis de valorar e de manter em um balanço patrimonial.

O token verde, ao contrário, é intercambiável e pode ser resgatado e negociado na rede pública Stellar, removendo o atrito e a opacidade da cadeia de fornecimento de crédito de carbono.

“Durante anos tentamos mitigar os impactos ambientais em todos os pontos da cadeia de valor. No entanto, as soluções anteriores ainda apresentavam complexidades e custos significativos”, comentou Todd Lemons, CEO e co-fundador da Veridium. Que completou:

“Nossos ativos digitais são projetados para ajudar empresas e investidores institucionais a comprar e usar crédito de carbono para minimizar seus impactos ambientais hoje; e até mesmo proteger seus riscos potenciais de carbono no futuro”.

A iniciativa não é apenas uma prova de conceito ou um programa piloto, nem os tokens serão confinados a um blockchain privado disponível apenas para empresas selecionadas.

Em vez disso – com base nas parcerias anteriores da IBM com a Stellar – os créditos serão comercializados na rede pública da empresa de blockchain, permitindo que o programa tenha um alcance global.

“Ao usar uma rede blockchain com permissão pública, podemos ajudar a Veridium a criar um novo mercado sustentável que seja bom para os negócios e bom para o mundo”, comentou Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior das plataformas industriais e divisão de Blockchian da IBM.

“Este é um ótimo exemplo de como as indústrias estão sendo reinventadas pelo blockchain. Neste caso, estabelecendo uma abordagem muito mais eficiente e transparente para contabilização de carbono, que capacitará indivíduo e empresas a desempenhar um papel na melhoria do nosso meio ambiente”, concluiu.

Fonte: CCN

loading...