Trading de criptomoedas Sinais de trading para criptomoedas com a plataforma Tradee. Teste Grátis!
Tecnologia

Futuro: seu carro será movido pela tecnologia blockchain

Postado por em 19 de junho de 2018 , marcado como , , , , ,

O carro autônomo é a menina dos olhos da inovação na indústria automobilística. Impulsionados por empresas tão notáveis como a Tesla, Uber e Google, os veículos sem motorista prometem ser um artefato futurista que acabará com os acidentes de trânsito (embora já tenham protagonizado alguns).

(Foto: Pixabay)

A tecnologia que definitivamente impulsionará os carros autônomos será a da Internet das Coisas (IoT): o carro, a partir de um conjunto de sensores e câmeras, trocará informações constantemente com outros veículos e com elementos externos.

Mas outra tecnologia em ascensão, o blockchain, também pode mudar drasticamente a maneira como concebemos o automóvel, embora esteja provocando menos ruído.

A era do Blockchain

Alex Puig, um empreendedor de tecnologia e CTO da Caelum Labs, é uma das muitas pessoas ao redor do mundo que estão trabalhando nas aplicações da cadeia de blocos na indústria automotiva.

Com suas bases em Barcelona, Puig lançou o projeto Blockchain Car, no qual envolveu quatro empresas para promover aplicações de protótipos da cadeia de blocos no setor.

O grupo do Blockchain Car – composto por uma operadora de telefonia, um escritório de advocacia, uma consultoria e por uma plataforma de pagamentos relacionados à indústria de automóveis – conta com um orçamento de 300 mil euros para pesquisas.

A natureza heterogênea dos parceiros dá uma primeira indicação de que o blockchain pode ter muitos usos no carro, mas Puig prefere se concentrar nos aspectos mais industriais.

“O mundo automotivo é bastante descentralizado”, explica ele, pois “no processo industrial participam centenas de empresas que não se comunicam com eficiência umas com as outras”.

Diante da situação atual, o projeto do qual Puig integra propõe o registro do fornecedor de cada peça, bem como sua origem e qualidade, o que reduzirá as chances de erros e a ineficiência.

Outro grande objetivo da Caelum Labs é avançar na criação da identidade digital do veículo através do blockchain.

Transparência

No nível logístico e industrial, o blockchain oferece a rastreabilidade da indústria automotiva. Mas quando se fala de uma identidade digital do veículo, o ponto forte do blockchain é a transparência.

Esta é a razão pela qual esta tecnologia é mencionada como a máquina da verdade ou da confiança. A velocidade de circulação do carro, o número de visitas à oficina e as partes que foram modificadas seriam registradas na corrente de blocos de maneira imutável.

Melhorias para o mercado de segunda mão seriam evidentes e Puig também prevê mudanças importantes nos seguros de automóveis. No blockchain todas as circunstâncias de condução seriam armazenadas. “Isso poderia facilmente mudar o seguro total de uma pessoa para outra apenas por um fim de semana, se formos para as montanhas”, ele imagina.

Puig também intui um futuro em que nós entraremos em um táxi e decidiremos contratar uma política para aquela rota específica. Não haverá papelada e o passageiro poderá pagar a viagem em tokens ou criptomoedas.

As possibilidades são diversas e o futuro ainda reserva muitas surpresas. Para começar, naquele táxi podemos um dia ser o único humano a bordo.

Fonte: El País

loading...