Tecnologia

Fundador da Wikipedia acredita que criptomoeda é uma bolha e desmente interesse em lançar ICO

Postado por em 1 de agosto de 2018 , marcado como , , , , , ,

“Nós absolutamente nunca vamos fazer isso. Zero interesse”.

Com essas palavras, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, revelou que a plataforma de enciclopédia online sem fins lucrativos “nunca” lançará uma ICO ou emitirá sua própria criptomoeda.

Fundador da Wikipedia acredita que as criptomoedas são uma bolha e desmente interesse em lançar ICO

(Foto: Pixabay)

Segundo o site de notícias Bussines Insider, com quem conversou após um discurso em um recente evento de blockchain, em Berlim, Wales confessou certo ceticismo em relação as criptomoedas, ao considera-las “fraudes absolutas” e “sem nenhum valor”.

Além de acrescentar que palestrou no evento em Berlim, voltado para as moedas digitais, em grande parte porque “as pessoas me pagam para fazer discursos”.

Weles considera a tecnologia uma “bolha”…

No entanto, Wales ponderou que apesar de ter algumas “reservas” sobre a blockchain, para ele “é uma tecnologia super interessante, mas claramente “é uma bolha com muita obsessão e hype em torno dela”.

O exército de editores altamente detalhistas da Wikipedia já opera voluntariamente e sem a necessidade de incentivos. Dessa forma, conseguem manter o site repleto de informações relevantes o suficiente para fazer da enciclopédia online o quinto site mais popular da internet.

Talvez isso explique a recusa de Wales em se lançar no universo das ICOs e o desejo de sobreviver como uma plataforma pública, subsistindo de doações convencionais (ou nem tanto).

…mas aceita Bitcoin

A Wikimedia, fundação que mantém a Wikipedia, começou a aceitar doações com a mais famosa criptomoeda, o Bitcoin, em março de 2014, mesmo com Wales se mostrando “cauteloso” em relação à tecnologia.

Segundo a Wikimedia, a adoção do Bitcoin aconteceu para atender aos pedidos da comunidade e no momento da adesão contou com a ajuda da Coinbase – responsável por processar os pagamentos com Bitcoin e convertê-los imediatamente em dólares norte-americanos.

De acordo com uma análise da CoinDesk, na época, a plataforma angariou cerca de 237 BTC, ou 140 mil libras, em sua primeira semana de doações com criptomoedas. Hoje esse montante valeria US$ 1,8 milhão.

Fonte: CoinDesk