Tecnologia

Facebook: “Não estamos desenvolvendo uma criptomoeda na blockchain Stellar”

Postado por em 14 de agosto de 2018 , marcado como , , , ,

O conglomerado do Facebook negou que o seu time voltado para o estudo da tecnologia blockchain esteja desenvolvendo uma criptomoeda própria em parceria com a Stellar.

Facebook: “Não estamos desenvolvendo uma criptomoeda na blockchain Stellar”

(Fonte: Pixabay)

Na última semana, segundo reportagem do Business Insider, uma fonte anônima teria afirmado que a divisão de blockchain do Facebook estaria de olho no protocolo Stellar, como base para seus misteriosos planos de uso da tecnologia blockchain.

No entanto, um porta-voz da rede social afirmou que nenhum acordo ou discussão foi estabelecida entre as partes.

“Não estamos envolvidos em nenhuma discussão com a Stellar e nem considerando construir [uma blockchain independente do Facebook] a partir da sua tecnologia”.

Não é de hoje que os rumores sobre o lançamento de uma moeda digital do Facebook ronda o ecossistema cripto.

Acusado por executivos do setor financeiro de estar sendo contraditório – ao proibir anúncios de criptomoedas e permitir outros relacionados à apostas – o Facebook entrou na mira das especulações de que estaria planejando desenvolver uma moeda digital própria.

E essa não seria a primeira vez que a Stellar ajudou uma rede social com o seu protocolo de blockchain. A Kin, uma criptomoeda lançada pelo aplicativo de bate-papo Kik, opera sob um fork Stellar.

O momento da mudança

O anúncio de que David Marcus, antigo vice-presidente do Messenger e ex-presidente do PayPal, lideraria a divisão blockchain do Facebook, também endossou o argumentos dos especialistas; cujas operações começaram em março desse ano e permanecem em sigilo por 5 meses seguidos.

Se eles não estão construindo a partir do protocolo Stellar, qual seria o plano da gigante rede social? Isto ainda não está claro.

Conforme um representante relatou ao TechCrunch, a equipe ainda está nos estágios inicias e considerando várias aplicações para a blockchain. “Mas não temos mais nada para compartilhar nesse momento”, ponderou.

Apesar do esforço do Facebook em se desvincular da Stellar, parece que o token lumens da empresa não sofreu impacto negativo. Sua moeda estava em alta de 1% durante o dia, mesmo com a maioria das criptomoedas registrando quedas percentuais.

Fonte: CCN