Geral

Ethereum: O The Merge foi um erro? Confira três fatos para entender o motivo pelo qual a criptomoeda derreteu após a atualização

Postado por em 28 de September de 2022 , marcado como

A Ethereum, depois de passar pelo The Merge, está vivendo um período de baixas, quando a expectativa era de que um movimento de alta tivesse início. O The Merge, ou a Fusão, era o momento mais esperado do ano no mercado criptográfico, pois, por meio dele, a expectativa era de que uma porta se abrisse para que o mercado como um todo disparasse em termos de valorização. O que não ocorreu, no entanto.

Menos de duas semanas após a atualização The Merge, o Ether vive um recuo de mais de 20% em seu valor de mercado, mesmo que opere sem nenhum problema decorrente da atualização. No último dia 26, sua perda de mercado chegou aos 11%.

1 – O mercado não esperava uma disparada no valor do Ether, mas não esperava uma queda tão abrupta

Da atualização The Merge esperava-se diferentes cenários, mas nenhum deles foi tão inesperado quanto este que estamos vivendo neste momento, o de queda acentuada no valor do Ether, criptomoeda da rede Ethereum.

Isso porque o The Merge ocorreu como uma mudança na forma de validação das transações que ocorrem na rede Ethereum, de prova de trabalho, a mesma utilizada pelo Bitcoin, para prova de participação.

A mudança, por si só, não gera qualquer impacto positivo ou negativo em termos de valor relacionado ao token, ainda que, sem ela, o ganho de escalabilidade da rede fosse bastante afetado, reduzindo seu valor futuro.

As próximas atualizações que a rede deverá enfrentar, sim, terão efeitos relacionados diretamente ao valor dos seus tokens, mas devem resolver de forma definitiva as questões relacionadas ao ganho de escalabilidade da criptomoeda.

Saiba mais: Binance faz anúncio do seu conselho consultivo global e confirma o nome de Meirelles como membro

2 – Os movimentos de queda são naturais e ocorrem, em certa medida, após grandes eventos do mercado

No mercado de ações um ditado é mais do que cabível ao mercado de criptoativos: um ativo sobe no boato, mas cai no fato. Essa máxima importada do mercado de ações cabe como uma luva ao mercado de criptoativos.

A resposta e o exemplo não poderiam ser mais claros, pois menos de uma semana após a atualização The Merge ocorrer, o mercado dos criptoativos viveu um período bastante curto de alta em suas cotações, mas que logo foi engolido pelo bear market – status que já se apresentava, vale dizer.

No entanto, logo depois que esse rali de alta de bear market se reestabeleceu, o “fato” começou a cair. E, caindo o fato, os investidores caíram nele, percebendo que não havia motivo concreto que sustentasse a disparada de valor do Ether. Com isso, a venda do ativo começou a ocorrer, fazendo com que seu valor caísse, conforme falamos, diante do fato.

O mercado de criptoativos, por ser ainda muito novo, não tem posições exatamente claras, o que pode resultar em baixa eficiência no momento em que se precifica suas ocorrências, mas, ao mesmo tempo, é um mercado altamente sujeito às manipulações – que podem ser tanto de notícias quanto, até mesmo, de cotações.

Por conta disso, os grandes momentos do mercado cripto, como o halving, no caso do Bitcoin, e o The Merge, no caso da Ethereum, acabam por ser grandes catalisadores de volatilidade, uma vez que atraem muita atenção e têm seus volumes de negociações muito aumentados.

Saiba mais: XRP entra na rota de grandes baleias das criptomoedas, sendo comprada massivamente e disparando 25%

3 – Com o tempo o valor da Ethereum poderá ser reestabelecido

Não existe ainda um preço justo para a Ethereum e, para sermos francos, para nenhum outro tipo de criptomoeda. Dessa forma, estabelecer um tempo mínimo pode ser bastante difícil, já que não temos a medida certa da valorização que poderemos ter ao longo do tempo.

Por conta disso, o tempo mínimo pode ser de poucos minutos, horas, dias, semanas, meses ou anos. Depende do que estamos esperando, na prática, e do valor que podemos desejar vir a alcançar.

Ainda assim, os efeitos do The Merge no valor do Ether devem, com o tempo, começar a aparecer – o que pode levar até cinco anos. Isso se deve, sobretudo, ao ganho de escala que a rede poderá começar a ganhar, bem como à baixa no valor das suas taxas de transação, que eram bastante altas.

Isso pode começar atrair novos projetos, fazendo com que a rede se torne novamente muito atraente e acabe por movimentá-la positivamente, fazendo com que haja alta em sua valorização.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!