Geral Mercado

Entenda a alta recente da ADA ‘verde’ da Cardano

Postado por em 26 de August de 2021 , marcado como

A pouco conhecida criptomoeda Cardano (ADA) surgiu do nada para se tornar a terceira maior, depois do Bitcoin e do Ethereum, após uma recente alta de preços, à medida que os entusiastas do blockchain buscam opções mais favoráveis ​​ao clima.

O preço do Cardano subiu mais de 36% na semana passada e sua capitalização de mercado é de $ 90,60 bilhões de dólares (cerca de 475 bilhões de reais), de acordo com o site de criptografia CoinMarketCap .

O que é Cardano (ADA)?

Cardano é uma plataforma de blockchain e tem sua própria criptomoeda interna chamada ADA.

Os tokens têm o nome de Augusta “Ada” King, ou Ada Lovelace, uma condessa britânica do século 19 conhecida por seu trabalho em um mecanismo de computação teórica.

Ela é amplamente considerada como a primeira programadora de computador do mundo, e é filha do poeta Lord Byron.

A Cardano foi criada em 2015 pelo cofundador da Ethereum, Charles Hoskinson, e foi lançada em 2017. Desde então, o token retornou 7.080% aos investidores.

Cardano é a maior criptomoeda a usar um modelo de blockchain de prova de participação, que é considerada uma alternativa mais ecológica.

 

Vantagens da Cardano: impacto ambiental das criptomoedas

À medida que os entusiastas da criptografia se tornam mais conscientes do impacto ambiental das criptomoedas, a Cardano tem uma vantagem sobre o Bitcoin e o Ethereum, e essa pode ser uma das razões para seu sucesso recente.

Números recentes do Bitcoinenergyconsumption.com mostram que as emissões anuais estimadas do Bitcoin são mais de 57 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que é quase a mesma pegada de carbono anual de um pequeno país europeu.

Enquanto isso, o Irã e a China baniram temporariamente toda a mineração de criptografia neste verão porque os computadores usados ​​no processo estavam sugando muita eletricidade e causando cortes de energia.

O que torna a Cardano uma plataforma única?

Cardano é uma das maiores plataformas de blockchains a usar com sucesso um mecanismo de consenso de prova de aposta.

O projeto tem orgulho de garantir que toda a tecnologia desenvolvida passe por um processo de pesquisa revisada por pares, o que significa que ideias ousadas podem ser desafiadas antes de serem validadas.

De acordo com a equipe da Cardano, esse rigor acadêmico ajuda o blockchain a ser durável e estável – aumentando a chance de que potenciais armadilhas possam ser antecipadas.

Em 2020, a Cardano realizou uma atualização do Shelley com o objetivo de tornar seu blockchain “50 a 100 vezes mais descentralizado” do que outros blockchains grandes.

Na época, Charles Hoskinson previu que isso abriria caminho para que centenas de ativos funcionassem em sua rede.

A prova de aposta: “Um futuro descentralizado sem intermediários”

A prova de aposta funciona alocando moedas aleatoriamente aos usuários, que colocam moedas como garantia.

Isso difere do mecanismo de prova de trabalho – usado tanto pelo Bitcoin quanto pelo Ethereum – que requer uma rede global de computadores para funcionar ao mesmo tempo quando uma transação ocorre.

Este método é projetado para encorajar um maior esforço de computação para transações, que usa muito mais energia do que prova de aposta.

Em seu site, a Cardano afirma: “Mudamos a ciência. Mudamos o que significa construir sistemas globais e modelos sustentáveis ​​de intercâmbio e governança”.

“Nós, junto com nossa comunidade e parceiros, estamos definindo um novo futuro: um futuro descentralizado sem intermediários, em que o poder é devolvido ao indivíduo”.

Quais são as razões do sucesso da Cardano?

Nas últimas duas semanas, o mercado de criptomoedas tem se recuperado.

Bitcoin e Ethereum têm liderado a onda, mas ‘altcoins’ – moedas digitais alternativas ao Bitcoin – também ganharam velocidade na corrida de preços.

O aumento de preço da Cardano veio depois que ela anunciou uma grande atualização chamada Alonzo, que será lançada em setembro.

Alonzo vai introduzir contratos inteligentes para o blockchain.

Contratos inteligentes são programas armazenados em um blockchain que são executados quando condições predeterminadas são atendidas.

Eles são normalmente usados ​​para automatizar a execução de um contrato e permitirão à Cardano implantar seus próprios contratos inteligentes e abrir caminho para seus próprios aplicativos descentralizados (dApps).

Outro motivo para o aumento da Cardano é que a partir de 25 de agosto sua moeda passará a ser negociada na bolsa do Japão após autorização do país, considerado um dos critérios mais rígidos para entrar no mercado.

Isso significa que o ADA de Cardano se juntará às moedas de elite de Bitcoin, Ethereum e Litecoin no Japão, onde será testado.

O que esperar nos próximos meses?

Tudo indica que a Cardano está programada para ter um crescimento após o mês de Setembro. Seu criador, Charles Hoskin, confirmou em um vídeo que há diversos D’apps (Apps descentralizados) prontos para o lançamento já no primeiro mês pós o update. Há youtubers que especulam que a expectativa de valorização da Cardano é de chegar até o valor de $10 USD por moeda, mas não há confirmação alguma disso.

Segundo o próprio criador, com essas notícias e expectativas, há também um grande aumento de golpes envolvendo a Cardano. O golpe é simples e consiste no apelo da ganância dos seus investidores, onde os golpistas pedem para os investidores enviar um valor X de cardano para receber o dobro.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!