Investimentos Tecnologia

Em parceria com a SAP, Lufthansa busca soluções de blockchain para a aviação

Postado por em 23 de julho de 2018 , marcado como , , , ,

Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Lufthansa, firmou parceria com a gigante de software SAP para lançar uma competição de blockchain destinada a alavancar a adoção da tecnologia no setor de companhias aéreas.

(Foto: Pixaba/ Mr_Worker)

Anunciado na última sexta-feira, o Desafio Blockchain da Aviação busca “ideias inovadoras” para aplicação que podem trazer avanços para o setor a partir de programas-pilotos apoiados pela Lufthansa e pela SAP.

Segundo as duas empresas anunciaram, a iniciativa vem como uma resposta aos esforços limitados que estão sendo feitos atualmente para, assim, explorar casos de uso potencial da tecnologia distribuída na indústria da aviação.

“Embora muitas indústria tenham encontrado seus primeiros casos de uso, o impacto no setor de aviação ainda não é tão perceptível. Queremos mudar isso junto com a SAP e ver um potencial significativo em nossa indústria para utilizar o blockchain e outras peças da rede descentralizada”.

Ideias inovadoras

Especificamente, o projeto busca conceitos para aplicações de blockchain em três maiores áreas: programas de reservas e de fidelidade, processamento interno de dados e casos de uso da cadeia de suprimentos envolvendo fornecedores terceirizados.

As startups de blockchain cujas ideias são eventualmente selecionadas permitirão o avanço de projetos pilotos e lançamento de produtos viáveis usando a plataforma de blockchain da SAP, inaugurada em junho.

Com um prazo inicial de entrega até o final de agosto, a Lufthansa revelou que as etapas finais de apresentação das melhores ideias acontecerão em outubro deste ano, na Alemanha.

A Lufthansa já vem explorando como agregar as informações de reservas e itinerário dos viajantes em uma rede distribuída através de uma parceria com uma startup de blockchain do Ethereum, desde outubro de 2017.

Fonte: Coindesk