Geral

Cuidado com a saúde mental se você negocia criptomoedas

Postado por em 7 de October de 2021 , marcado como ,

Traders relatam problemas de saúde mental no mercado de criptomoedas.

Fenômeno pode causar prejuízos não apenas financeiros, mas gerais.

Vício em fazer trade de criptomoedas ameaça saúde mental

O mercado em alta e a pandemia que se iniciou em 2020, causaram problemas inusitados no mercado das criptomoedas.

A grande instabilidade do mercado, com seus altos e baixos frequentes, e a expectativa de enriquecimento quase imediato, pode ser bastante viciante, confirma o teraupeta Tony Marini.

Marini  é especialista em tratamento de transtornos relacionados à negociação de criptomoedas, em uma reportagem do site Decrypt:

“Se você disser para alguém que faz trade de criptomoedas, ‘então você está jogando ocasionalmente’, eles vão dizer ‘não, eu não estou’. Então, tire a palavra jogo e diga ‘ocasionalmente fazendo trade’ e estará tudo ok, mas o padrão é exatamente o mesmo.”

Marini é o terapeuta-chefe do “Castle Craig”.

Este consultório fica localizado na Escócia, em uma área rural a 40 km de Edimburgo, que é a capital do país, o local ficou conhecido como “Castelo Cripto” por ser a primeira clínica do mundo a disponibilizar cuidados especiais para os “viciados” em negociação de criptoativos.

Vício e Saúde Mental

Todo tipo de vício tem um ciclo.

Geralmente se inicia com eventos repentinos e seguidas retribuições, nutrindo um desejo por mais e mais dopamina para sustentar aquela sensação de prazer e o êxtase constante por conta das grandes conquistas.

Até que chegam os primeiros problemas provocando raiva e decepção e incitam uma vontade profunda de reviver aqueles momentos que pareciam ser vitoriosos.

A persistência desencadeia fracassos recorrentes e a perda da autoestima, que sucedem em solidão.

A angústia e a aflição podem levar a pessoa a praticar atitudes ilícitas, autodestrutivas e, em casos extremos, até mesmo se suicidar.

Assim, há forte vínculo entre saúde mental e vício.

Perda de saúde por compulsão para negociar

Hoje em dia, nove dos 50 pacientes que estão internados no “Castelo Cripto” estão buscando um tratamento contra a compulsão pela negociação.

Até agora, o transtorno é categorizado como um subtipo de vício em day-trading, parecido com a compulsão por jogos de azar.

Via de regra, é potencializado pelo vício em álcool e drogas e, por isso, o tratamento é bem parecido com o de usuários de drogas e alcoólatras.

No “Castelo Cripto”, Marini cuida dos seus pacientes com base no Modelo de Minnesota, que é um programa formado por 12 etapas e que é bastante utilizado em grupos de Alcoólatras Anônimos (AA), e é comprovadamente eficiente para eliminar vários tipos de vícios.

24 por dia 7 dias por semana

O mercado das criptomoedas não é igual ao mercado de ações.

Ou seja, ele se conserva em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, a medida de informações à disposição nas redes sociais e na mídia especializada é gigante, o tempo todo.

Muitas vezes, os especialistas mostram opiniões divergentes a respeito do sentimento geral do mercado, crescendo a ansiedade e fortalecendo a obsessão natural dos comportamentos compulsivos.

A oscilação do mercado mantém os traders em um estado semi-hipnótico.

Eles passam dias, e às vezes as noites também, investigando a ação de preço e os padrões dos gráficos de diferentes criptomoedas.

Porém, infelizmente, isso pode dar origem a prejuízos à saúde mental.

Assim, se qualquer trader estiver passando dos limites na negociação de criptomoedas, deve buscar ajuda profissional.

Para um guia sobre como comprar Bitcoin, mas sem se prejudicar mentalmente, ok? Clique no link!

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!