Crypto Trading Bots Obtenha o máximo em trading de criptomoedas com a 3commas
Mercado

Crash no preço das criptomoedas pode ser benéfico para o mercado, defende economista

Postado por em 9 de novembro de 2018 , marcado como , , ,

Negociadas com preços insanos até o final de 2017, o valor das criptomoedas desceu ao núcleo da terra, com a grande maioria dos ativos digitais perdendo até 80% do seu valor.

Tal cenário estimulou algumas teorias de crise, com especialistas profetizando um iminente crash cripto. O economista Tyler Cowen, no entanto, não vê motivos para soar o alarme — pelo menos por enquanto.

Crash no preço das criptomoedas pode ser benéfico para o mercado, defende economista

(Foto: Pixabay)

Em um artigo publicado no Bloomberg, Cowen, que é professor da George Mason University, escreveu que um crash nos preços das criptomoedas poderia ser benéfico para o mercado, já que conseguiria prepara-lo para algo grande no futuro.

Para ilustrar, ele fez referência à bolha  do século XIX, que viu o colapso das ações ferroviárias e a crise das empresas pontocom no começo dos anos 2000. Nesse dois eventos o economista argumentou que apesar de alguns aspectos negativos, tiveram muito outros positivos.

“As ações de internet mergulharam nos crash das pontocom entre 2000 e 2002, mas isso, por sua vez, eliminou as empresas ruins e abriu o caminho para a revolução tecnológica subsequente, incluindo a ascensão da Amazon e do Google”, explicou Cowen.

Como o mundo pôde perceber no que diz respeito às criptomoedas, eventos passados não podem determinar as circunstâncias futuras, mas uma ideia que Cowen defende é de que um colapso nos preços não significa, necessariamente, “o fim de uma tecnologia ou sua relevância”.

Para o especialista, as criptomoedas tiveram uma taxa de crescimento de quase US$ 800 bilhões, o que tornou o mercado atraente para investidores de todos os tipos.

A facilidade para entrar no ecossistema também não ajudou em nada, visto que um influxo de “ideias inúteis foram jogadas de um lado para o outro e muitas vezes financiadas por ICOs”, observou.

“Aconteça ou desapareça”

Com muitos casos de uso, as criptomoedas já são parte do cotidiano das pessoas, ainda que de forma tímida, registrando situações de pagamentos transfronteiriços e a criação de dApps. Por outro lado, há os que destacam suas desvantagens a as associam com a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas.

Mas Cowen, no entanto, acredita que a queda nos preços levou a uma discussão profunda sobre como o mercado de ativos digitais pode se tornar mais relevante, enquanto protege o fundo dos seus investidores.

“Estamos em um ponto em que as criptomoedas realmente precisam provar o seu valor social. Mas o que isso significa? Imagine usar essas moedas como um meio para micropagamentos de mídias na internet. Ou talvez você utilize o blockchain para verificar sua identidade, em vez de dizer ao atendente, no telefone, os quatro últimos dígitos do seu CPF.”

Cowen não nega, no entanto, que este pode ser um momento decisivo para o Bitcoin. “De acontecer ou desaparecer”.

“Pense no Bitcoin e em outras criptomoedas como uma empresa que está finalmente recebendo a atenção do mercado. Sou modestamente otimista, mas é hora de se calar ou calar a boca [alheia]. Esperamos que o momento ‘aconteça ou desapareça’ traga, mais uma vez, o melhor dos desempenhos”, ponderou.

Fonte: CNN

loading...