Mercado Regulamentação

Coreia do Sul: Novo presidente do órgão regulador financeiro é favorável às criptomoedas

Postado por em 7 de maio de 2018 , marcado como , , , , ,

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, aprovou na última semana a indicação de Yoon Suk Heun, para liderar o principal regulador de criptomoedas do país, o FSS.

(Foto: Pixabay)

Após um período de forte repressão, Yoon Suk Heun surge como uma esperança para a indústria de criptomoedas no país asiático; visto que o novo presidente da agência reguladora anunciou que considerará medidas mais flexíveis para ajudar as empresas do setor.

A nomeação de Yoon foi apresentada pela Comissão de Serviços Financeiros (FSA), da qual o FSS se enquadra. Segundo informou o Kerea Times, ele iniciará oficialmente seu trabalho como presidente da FSS a partir de amanhã, 8 de maio.

Maior flexibilidade

Yoon já havia sugerido “um possível ajuste das regulamentações que foram aplicadas ao mercado de criptomoedas”, pontuou o portal de notícias, acrescentando que o presidente é conhecido como um “ativista e reformista”.

Na coletiva de imprensa, Yoon disse aos repórteres que “em relação às criptomoedas há alguns aspectos positivos”, enfatizando que “há muitos problemas que precisam ser abordados e revisados. Nós podemos entendê-los, mas gradualmente”.

Esclarecendo os papeis FSS e do FSC, ele comentou que “O FSC inspecionará as políticas enquanto que o FSS examinará e supervisionará as instituições financeiras, mas com o desígnio do FSC”.

Em um evento do setor financeiro, em 31 de janeiro, Yoon expressou sua compreensão a respeito da posição do governo sobre as criptomoedas, dada a sua volatilidade.

No entanto ele afirmou que “o governo está dizendo que as criptomoedas não são moedas nem ativos financeiros…[o que] é difícil de entender”. E acrescentou:

“O que eu acho é que as bolsas devem funcionar para atender às necessidades dos investidores e participantes do mercado de forma ampla…para ajuda-los a continuar negociando e fazendo transações. Qualquer proibição violenta contra eles prejudicará a natureza do mercado”.

Regulamentação

Yoon também pontuou que “a regulamentação é boa. No entanto, é melhor ainda quando é usada para ajudar o crescimento de novas empresas. A imposição de impostos sobre exchanges de criptomoedas e investidores precisa ser considerada, se necessário”.

Um funcionário do maior grupo de criptomoedas da Coreia do Sul, o Upbit, comentou o novo papel de Yoon, afirmando que “o que o novo chefe da FSS deve pensar é como os reguladores podem promover ações que ajudem os negócios criptográficos e a tecnologia blockchain a melhorarem.

Fonte: News.Bitcoin