Geral Mercado

Copom, Juros, Fomc e IPCA-15: veja os 5 principais eventos da semana

Postado por em 20 de September de 2021 , marcado como

O mês de setembro segue agitado e com muitas movimentações no mercado. Olhando para os acontecimentos das semanas anteriores, vimos muita volatilidade principalmente pelo panorama fiscal e político brasileiro.

A terceira semana do mês de setembro foi bem movimentada e marcada por baixas na bolsa brasileira, impactando diretamente os investidores em renda variável.

Agora, esta semana que se inicia também promete movimentar bastante o mercado pois teremos a divulgação de diversos índices financeiros importantes.

Além da divulgação da ata do FOMC e do IPCA-15, teremos também a reunião do COPOM onde já é esperada a decisão sobre o aumento de 1% dos juros da economia para conter a alta da inflação.

O foco da semana ainda estará em torno da política monetária no Brasil e Estados Unidos além de reuniões dos bancos centrais da Inglaterra e do Japão.

Segunda Feira (20/09): Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central e do IGP-P pela FGV

Divulgação do Boletim Focus, pelo Banco Central, com os principais indicadores da economia e divulgação do IGP-M, pela FGV, com perspectiva de desaceleração, refletindo menor pressão de preços agrícolas e minério de ferro.

Terça Feira (21/09): Primeiro dia da reunião do Copom e discurso de Bolsonaro na Assembléia Geral da ONU

Primeiro dia de reunião do Copom, onde será discutido o momento econômico do Brasil e pontos relevantes para a condução da política monetária brasileira.

No âmbito político, Jair Bolsonaro fará discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir das 09h.

O mesmo havia dito durante o lançamento de projeto ambiental no interior de Minas no último dia 17 que levará “verdades” sobre o Brasil.

Quarta Feira (22/09): Segundo dia da reunião do Copom e decisão sobre potencial aumento de 1 ponto percentual dos juros

Segundo dia de reunião do Copom, quando será divulgado a decisão de juros, que deverá manter as decisões das reuniões passadas e subir a taxa Selic para 6,25%, em 1 ponto percentual.

Nos EUA, às 15h, o Federam Open Market Committee (Fomc), dos EUA, divulgará a sua decisão de política monetária.

A expectativa é de manutenção dos juros em 0% a 0,25%. Na sequência, as 15h30, Jerome Powell, presidente do Fed, falará o que será observado de forma atenta pelos investidores.

Para alguns especialistas, o Fed deve manter sua visão de inflação temporária e que a recuperação econômica ainda não está completa, o que sustenta a expectativa de retirada gradual dos estímulos, o que já deve começar no final desse ano.

Quinta Feira (23/09): Divulgação dos Índices PMI da zona do euro e do Reino Unido

Quinta feira também promete pois será dia de divulgação das versões preliminares dos Índices PMI da zona do euro e do Reino Unido referentes a setembro.

Sexta Feira (24/09): Divulgação do IPCA-15 de setembro

Sobre a inflação, será divulgado o IPCA-15 de setembro, com estimativa de aceleração para 1,03%, no comparativo mensal, e de 9,94% no anual.

Na sexta também será divulgado pelo Banco Central os dados sobre as contas externas de agosto, enquanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) define a bandeira da energia de outubro.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!