Mercado Trading

Contratos de futuros de Bitcoin: uma forma de controlar o mercado de criptomoedas?

Postado por em 22 de janeiro de 2018 , marcado como , , , ,

Os investidores de Wall Street podem manipular o mercado de criptomoedas através dos futuros de Bitcoin? Com base na recente queda dos preços, durante a última semana, parece que “sim” é a resposta para essa questão.

(Foto: Pixabay)

Durante o decrescimento do mercado, na semana passada, houve uma certa gozação de que a queda duraria até o fim da quarta-feira, dia 17, quando os primeiros contratos de futuros do CBOE expiraram em $10,900 por Bitcoin. Um usuários do Reddit até postou uma contagem regressiva, brincando com a situação. Enquanto o preço do Bitcoin não se recuperou de imediato, outras altcoins começaram a se recuperar horas após depois dos contratos de futuros expirarem.

Estratégias dos contratos futuros de Bitcoin

Muitos investidores institucionais são sábios ao utilizarem contratos de futuros para baixar o preço da criptomoeda e comprá-la a um valor menor. O que assusta investidores iniciantes, que influenciados pelo movimento do urso (queda), decidem vender para evitar uma perda total.

Ao optar por essa estratégia, os investidores de Wall Street estão, deliberadamente, pressionando a queda do preço da moeda. O que acarreta no aumento do lucro a cada vez que o Bitcoin tem seu preço elevado e de repente diminuído.

Curiosamente, o mercado da criptomoeda parece subir e cair simultaneamente com os altcoins. Seria uma questão sistêmica que causaria este harmonioso aumento e declínio dos preços nas trocas? A resposta é um pouco difusa, mas existem vários fatores em jogo.

A maioria das trocas utiliza o Bitcoin como moeda de troca universal, o que leva muitos investidores à compra e venda do Bitcoin para, na sequencia, negociarem os altcoins. Quando o Bitcoin começa a bull Run, ou processo de alta, muitos dos altcoins caem.

União na queda

É fácil investir em moeda fiat ( a moeda legal de cada país) e então passa-la para um outro investidor que a negocie; movendo-a de uma moeda para outra. Além disso, quando o preço do Bitcoin cai ou aumenta contra a moeda fiat, todas as altcoins geralmente seguirão esse mesmo caminho. Isto porque os preços das altcoins são baseadas na taxa de câmbio do Bitcoin. O valor de um altcoin na moeda fiat é o valor do altcoin em Bitcoin. Ou seja ele afeta fortemente os preços.

Com grande parte do mercado ligado ao Bitcoin, fica mais fácil para os contratos de furutos conseguirem manipular todo o mercado de criptomoeda, porque não é apenas o valor do altcoin, é também o valor dos altcoin em relação ao valor do Bitcoin.

O próximo teste está chegando nesta sexta-feira, 26, quando os contratos de futuros da bolsa de Chicago (CME) deverão expirar. Dado que o mercado de criptomoeda está se recuperando, é provável que os contratos continuem em ascensão.

Fonte: CCN

loading...