Geral Mercado

Contratos de Bitcoin atingem máxima histórica

Postado por em 30 de November de 2021 , marcado como

Logo depois de chegarem aos seus níveis mais altos no dia 10 de novembro, tanto o Bitcoin quanto outras criptos importantes, como a Ethereum, por exemplo, voltaram a registrar correções em seus valores de mercado e os contratos de Bitcoin no mercado futuro têm tudo a ver com isso.

Por conta desse declínio e, sobretudo, reconhecendo-o, o último relatório da Coin Metrics, o State of the Network, destacou pontos de mercados potenciais que estão em jogo.

De acordo com o relatório, apenas nos últimos meses, os contratos que estavam em aberto de mercados futuros tanto de Bitcoin quanto de Ethereum marcaram posições histórias.

A empresa, em seu relatório, ainda destaca o tanto de contratos em aberto criados e, ainda, rastreia o número total dos contratos futuros que estão abertos.

Dessa forma, temos um movimento em que mais contratos de mercado futuro estão sendo abertos, o que sinaliza ao mercado que estamos vivendo novos fluxos de capital.

Em 10 de novembro, tínhamos certa de 28 bilhões de dólares em contratos em aberto. De todas as exchanges, aquela que lidera em número esses contratos é a Binance, com 6 bilhões, seguida pela CME, com 4 bilhões e FTX, com 4 milhões.

Os contratos de Bitcoin

De acordo com os dados do relatório da Coin Metrics, o State of the Network, o Bitcoin apresentou uma queda de pouco mais de 18% em sua quantidade em aberto desde que houve a alta do dia 10 de novembro, chegando a pouco mais de 23 bilhões de dólares, o que representa um dos níveis mais altos de todo o ano.

Os contratos em aberto da Ethereum apontam também para essa mesma direção, chegando à marca de 14 bilhões de dólares no mesmo dia 10 de novembro.

Uma das melhores explicações para esse fenômeno está relacionada ao lançamento do ETF de futuros do Bitcoin. Lançado há pouco mais de um mês, esse movimento balançou e muito o mercado.

Mesmo com a comunidade defendendo ETFs apoiados de forma direta pelo BTC, quem ganhou mesmo a queda de braço foram fundos futuros de BTC, que chegaram ao mercado no dia 19 de outubro.

Se o mercado sinalizar o mesmo caminho que os ETFs listados no Canadá, há mais ou menos oito meses, o mercado de Contratos de Bitcoin futuros poderá respirar aliviado.

O primeiro ETF de BTC nos EUA teve um desemprenho muito impressionante desde o seu lançamento. No entanto, no Canadá, temos mais ativos sob gestão. Muito mais do que nos EUA, o que sinaliza um movimento futuro muito animador.

Saiba mais: Um terço dos administradores de fundos querem investir em criptomoedas

Qual a principal diferença entre a compra de moedas agora e o contrato futuro?

A primeira e grande diferença é a de que não é possível sacar contratos futuros e nem resgatá-los. Isso se dá porque o contrato futuro funciona como uma aposta entre duas partes. Assim, uma parte faz com que o mercado fature mais, enquanto a outra parte investe nele. Dessa forma, é uma aposta entre duas partes.

Outro ponto que destaca esse tipo de mercado é a possibilidade de fazer a alavancagem. Alavancagem nada mais é do que apostar no mercado. Assim, você pode fazer um depósito de 500 dólares, mas comprar o que seria o equivalente a 5 mil em contratos de Bitcoin no mercado futuro.

Essa técnica de alavancagem utiliza a razão 10. Isto é, aposta 10 vezes tanto em perda quanto em alta. Dessa forma, se o mercado aumenta 3%, temos como resultado 30% de valorização. No entanto, se perde 5%, temos como resultado uma perda de 50%.

Outro ponto que também merece atenção é aquele relacionado às taxas da operação junto à sua exchange. Não importa qual seja ela: as taxas sempre serão cobradas pelo valor que totaliza a sua ordem.

Saiba mais: O que causou a queda do Bitcoin?

E quando atingimos a máxima existe algum risco maior em relação ao mercado?

Quanto maior é o número de contratos de Bitcoin para o futuro em aberto, muito maiores são as chances de o mercado fazer grandes liquidações. Esse tipo de evento, no entanto, é forçado, pois é necessário mover o mercado.

Dessa forma, são as grandes baleias e os grandes árbitros do mercado que acompanham os dados de alavancagem acumulada. Assim, forçam os preços para a alta ou para a baixa, derrubando sempre os investidores do mercado futuro de BTC.

Ontem, dia 26 de novembro, vivemos isso. O BTC cedeu para 16 mil dólares nesse dia e apresentou queda de 16% no mercado. Isso fez com que milhares de contas ficassem zeradas, totalizando perdas de mais de um bilhão de dólares em contratos de Bitcoin no futuro. Assim, é sempre fundamental ter atenção e cuidado ao fazer esse tipo de investimento.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!