Investimentos Mercado

Confira o que irá movimentar o mercado essa semana

Postado por em 13 de September de 2021 , marcado como

Após uma semana mais curta devido a feriados nos EUA e Brasil, porém muito intensa, os investidores monitoram indicadores econômicos que sairão no decorrer da semana e se o presidente Jair Bolsonaro manterá um tom mais moderado após a declaração à nação em aceno aos outros poderes. Ainda no radar político, os protestos contra o governo marcados para domingo também serão monitorados e devem repercutir durante a semana. A discussão sobre a agenda de reformas e precatórios também estará na pauta da semana. Tantos na ala política do governo quanto lideranças do congresso trabalham em busca de uma narrativa na defesa da retirada desses pagamentos do teto de gastos, enquanto o ministério da economia resiste à ideia. Veja os principais eventos da semana:

Segunda-Feira (13/09): As 8h30 será divulgado o Boletim Focus, pelo Banco central do Brasil. As principais projeções semanais para a economia brasileira como PIB, Inflação, Taxa de Juros e Câmbio.

Terça-Feira (14/09): Após a inflação medida pelo IPCA de agosto superar as expectativas, enquanto as vendas no varejo de julho surpreenderem positivamente (subindo 1,2% em julho frente junho), o IBGE divulgará a pesquisa mensal do setor de serviços de julho na terça.
No mesmo dia, na China sairá números do varejo e indústria de agosto neste dia à noite. Esses dados podem acusar o impacto da variante delta da Covid, em meios a temores sobre desaceleração da economia do gigante asiático.

 

Quarta-Feira (15/09): O Banco Central também divulgará o IBC-Br de julho de 2021 às 09h. Trata-se de uma prévia mensal para o Produto Interno Bruto (PIB). Alguns economistas dos grandes bancos esperam que a atividade econômica tenha registrado avanço no início do terceiro trimestre, com isso projeto acrescimento de 0,4% da atividade frente junho. A B3 também terá vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Quinta-Feira (16/09): Ainda em relação aos índices de inflação, no dia 16 será divulgado o IGP-10 de setembro, com estimativa do consenso Bloomberg de desaceleração para 0,4% ante 1,18% no mês anterior. Quadrissemanas do IPC-S e IPC-Fipe também serão divulgados, na quinta e sexta, respectivamente.
No exterior, a inflação nos EUA ganha destaque em meio às expectativas sobre quando o Fed (Federal Reserve) iniciará a retirada dos estímulos, com a redução do seu programa de títulos.

 

Sexta-Feira (17/09):  Na zona do euro, também será divulgado o índice de preços ao consumidor de agosto na manhã da sexta. Na terceira sexta do mês, também ocorrerá o vencimento de opções sobre ações, o que pode adicionar volatilidade ao índice.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!