Investimentos Mercado

Companhia aérea AirAsia planeja lançar sua própria criptomoeda

Postado por em 3 de abril de 2018 , marcado como , , , , , , , ,

A popular companhia aérea AirAsia confirmou os objetivos do setor de fintech sobre o lançamento de uma criptomoeda própria, chamado BigCoin.

(Foto: Pixabay)

Em uma entrevista ao Nikkei Asian Review, o fundador e principal executivo da AirAsia, Tony Fernandes, ressaltou o plano da companhia de se expandir para novos mercados ao tempo em que apresentou o BigCoin, uma criptomoeda própria lançada a partir de uma ICO.

Resta saber se a AirAsia está desenvolvendo seu próprio blockchain ou se pretende usar uma plataforma já existente para o BigCoin.

Com sede na Malásia, a companhia aérea é a maior do sudeste asiático em tráfego de passageiros e, segundo Fernandes, a AirAsia transformará seus pontos de milhagem em BigCoin.

Ele ainda acrescentou que os preços das passagens estarão disponíveis no site da empresa tanto em BigCoin quanto em moeda fiat, a partir desse mês.

Fernandes, que vê as criptomoedas como uma “ferramenta para aliviar os atuais riscos de flutuação cambial das receitas no exterior”, prevê que o BigCoin será aceito por empresas terceirizadas além de suas próprias operações.

Após o lançamento, os clientes poderão utilizar a moeda para pagar por refeições a bordo, upgrade de assentos e outros serviços, dentro de 3 a 6 meses, ele acrescentou.

A AirAsia anunciou seu programa de Fintech, nomeado de “The Big”, em meados de 2017, com a intenção de fornecer serviços bancários e financeiros que tragam facilidade à vida de mais de 60 milhões de passageiros por ano.

No mês passado, Fernandes revelou planos para uma Oferta Inicial de Moedas (ICO), que tem o objetivo de reduzir os riscos de câmbio e liquidação.

Programas de fidelidade aderem ao blockchain

A gigante asiática da aviação junta-se ao movimento da Sinagapore Airlines no investimento para programas de fidelidade de passageiros.

A companhia aérea nacional de Cingapura revelou a intenção de implementar seu próprio blockchain privado após uma bem sucedida proof-of-concept (PoC), ou prova de conceito, com os parceiros tecnológicos Microsoft e KPMG, no início de fevereiro.

Segundo a Singapore Airlines, este foi o primeiro programa de fidelidade digital do mundo baseado em blockchain.

O programa será disponibilizado para os clientes até agosto de 2018 e o aplicativo móvel de carteira digital em blockchain permitirá que os passageiros gastem suas milhas aéreas nos pontos de vendas dos estabelecimentos varejistas participantes.

Fonte: CCN