Geral

Como investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil

Postado por em 24 de January de 2022 , marcado como

Os títulos do Tesouro Direto vêm ganhando cada vez mais popularidade entre os investidores pois oferece segurança a preços acessíveis.

Na prática, com pouco mais de R$ 30,00 já é possível investir na plataforma do Tesouro.

Contudo, antes de aplicar nessa modalidade, é preciso conhecer as suas características para saber se ela se encaixa às suas necessidades.

Para descobrir como investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil acompanhe nosso artigo!

Como investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil?

Investir no Tesouro Direto significa, de maneira resumida, emprestar dinheiro para o governo federal, que usa esses recursos para investir no desenvolvimento do país e pagar dívidas públicas.

No Brasil, existem três tipos de papéis que podem ser adquiridos na plataforma do Tesouro Direto: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+.

Não importa qual o banco ou corretora de valores você deseja investir, os títulos serão sempre os mesmos. A rentabilidade que você obterá também é sempre a mesma. A única coisa que muda é a taxa de administração que será cobrada.

Como investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil

Vale destacar que, para investir no Tesouro, você precisa contar com a figura de um agente de custódia. Ele nada mais é do que uma instituição habilitada para administrar a conta do cliente. Dessa forma, ele é a ponte entre o investidor e o Tesouro direto.

Via de regra, o agente de custódia costuma ser representado pela figura de uma corretora de valores ou um banco de grande porte, como o Banco do Brasil, por exemplo.

Alguns bancos e corretoras cobram taxa de administração, outros não. Quanto maior a taxa, menor será sua rentabilidade. O BB oferece taxa zero para investimentos no Tesouro Direto.

Passo a passo para investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil

Em primeiro lugar, vale lembrar que para investir no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil, você precisa ser correntista da instituição. Além disso, o investimento pode ser feito tanto no Internet Banking do site como pelo celular, diretamente no aplicativo no BB.

Para investir pelo aplicativo, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Baixe o aplicativo BB investimentos em seu celular;
  2. Faça login informando a agência, conta corrente e senha de oito dígitos;
  3. Clique no menu principal do aplicativo e escolha a modalidade “Tesouro Direto”. Será exibida uma lista dos títulos disponíveis para investimento.
  4. Clique no título que deseja aplicar e em “Investir”.

Os investimentos deverão ser múltiplos de 0,01 do título inteiro, ou seja, 1% do valor de um título. Contudo, a aquisição da fração de um título não poderá ficar abaixo de R$ 30,00.

Mas você não precisa se preocupar em fazer contas. Basta preencher a quantidade de dinheiro que deseja investir e o aplicativo calcula automaticamente a fração de títulos que você consegue comprar.

Após essa etapa, coloque sua senha e clique em “Investir”. Pronto! Você concluiu seu investimento no Tesouro Direto pelo Banco do Brasil.

O título comprado não aparecerá “na hora” para você. O Tesouro leva de um a dois dias úteis para concluir o procedimento.

É possível perder dinheiro investindo?

Apesar de ser considerado um dos investimentos mais seguros do país, é possível sim perder dinheiro.

A primeira e mais improvável forma de perder dinheiro é dada pelo governo. Como os títulos públicos são instrumentos emitidos pelo Governo Federal, os investidores estão sujeitos ao chamado risco soberano, que diz respeito à possibilidade de um governo não conseguir honrar suas obrigações financeiras.

Outra maneira de perder dinheiro é quando o rendimento é menor do que a inflação do período investido.

Neste caso, ainda que seu investimento multiplique, ele não consegue acompanhar o aumento de preços geral da economia. Ou seja, você tem mais dinheiro, mas ele vale menos.

Por fim, você pode ter prejuízos se resgatar o título antes do vencimento. Isso acontece por conta da marcação a mercado, um mecanismo que determina quanto custa um determinado título hoje, no momento presente.

A marcação a mercado nada mais é do que uma atualização diária nos preços dos títulos do Tesouro. E este ajuste pode acontecer tanto para baixo como para cima.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!