Como investir em imóveis para alugar

Entenda como investir em imóveis para alugar. Vale a pena? Saiba tudo!

O mercado imobiliário é um dos mais procurados quando o assunto é investir. No caso especifico dos imóveis é que ele se coloca como uma parte importante da vida das pessoas.

Entretanto, devido à grave crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos tempos, houve uma redução na quantidade de pessoas que estivessem interessada nesse investimento. Basicamente isso aconteceu devido a grande quantidade de incertezas que se gerou.

Para mostrar o grau de impacto, dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o último grande semestre de alto aumento na taxa de crescimento do setor aconteceu em 2018, porém nos últimos anos o mercado imobiliário vem se reaquecendo, principalmente pelas pessoas que estão começando a investir mais, principalmente para ter uma outra fonte de renda em momentos de dificuldade financeira.

Porém se você quer começar a investir em imóveis, mas não tem ideia por onde começar? Não se preocupe, neste texto preparamos algumas dicas e informações imprescindíveis para que você consiga iniciar nesse investimento. Vamos conferir!

Como investir em imóveis para alugar? Passo a passo

Está muito enganado quem pensa que para começar a investir em imóveis é preciso de uma grande quantia em dinheiro. O bem da verdade é que se pode iniciar desse investimento por meio de consórcio imobiliário, como um exemplo de uma forma de não precisar de uma grande quantia logo de começo.

Outras formas de investir em imóveis é compra-lo enquanto ele ainda está na planta ou terrenos de condomínios, os quais são alternativas bem interessante e viáveis de se aplicar o dinheiro, já que nesse caso as quantias desembolsadas são bem mais baixas do que seria com um imóvel já pronto.

Entretanto, a pessoa que está pensando em investir em imóveis precisa pensar de uma forma extremamente racional. Pode parecer óbvio, mas todo tipo de investimento é uma decisão que não pode ser tomada por um impulso.

Portanto é importante que o investidor tenha em mente que o imóvel – independente dele ser um terreno, uma casa ou um prédio comercial – precisa realmente render uma quantidade de lucro que seja esperada por ele. Assim existem diversos tipos de investimentos imobiliários que um investidor pode considerar.

Investindo em Terrenos

Embora a compra de um imóvel pronto seja a ideia mais aceita pela grande maioria das pessoas, investir em um terreno é uma excelente forma de garantir lucro no médio e no longo prazo.

Isso acontece pelos simples fatos de as cidades estarem em expansão, fazendo com que dificilmente o terreno perderá seu valor ao longo dos anos. Portanto, essa é uma forma bastante interessante de se conseguir um lucro considerável, contando que haverá valorização em função do montante financeiro que foi desembolsado em sua compra.

Mas, como já foi citado é preciso que se faça uma análise bastante criteriosa da região, para garantir que os imóveis daquele local irão se desenvolver ou que ao menos apresentem potencial de valorização.

Investindo em imóveis na planta

Os imóveis na planta são aqueles tipos de empreendimentos que estão entre os mais procurados quando se trata de aquisição de imóveis, tanto que eles são comprados pelas pessoas que querem investir e receber alugueis quanto aqueles que tem o sonho da casa própria.

E como tudo que envolve compra de um ativo, precisa ser levado em conta que esse bem ainda está sendo construído de forma que essa opção tem que ser bem discutida e entendido se existe a viabilização do negócio, já que existem fatores bastante importantes que precisam ser discutidos e que são decisivos que podem impactar o período de construção desse imóvel.

Uma das principais vantagens de se comprar um imóvel na planta, geralmente, é que ele apresenta um preço bem mais baixo do que um imóvel já pronto. Assim essa é uma das alternativas mais observadas e buscadas para aquelas pessoas que querem investir em imóveis para futuramente ganhar com o imóvel. Além disso imóveis na planta é somente necessário o pagamento de uma entrada e de parcelas geralmente bastante reduzidas.

Além disso, é possível revender esse imóvel alguns meses depois, podendo acontecer ainda com a obra em andamento, por um valor bem superior.

Encontrando bons imóveis para alugar

As duas primeiras dicas eram mais voltadas para aquelas pessoas que apresentam uma quantidade de dinheiro menor para investir ou que podem esperar mais tempo para começar a ganhar dinheiro com os alugueis.

Entretanto ao comprar um imóvel já pronto, uma vez que ele esteja locado é uma ótima forma de garantir que se receba uma renda extra todos os meses. Nesse caso o grande segredo desse investimento é saber escolher o imóvel correto.

Encontrar um imóvel que seja um investimento para ganhar uma renda extra com aluguéis, exige uma grande pesquisa de mercado, já que é preciso entender qual é o real potencial de lucro que cada imóvel apresenta, de forma que sua decisão seja feita baseada em informações relevantes.

Ainda, independente de que seja um aluguel comercial ou residencial, o imóvel precisa estar muito bem localizado, que se encontre em uma área segura, que apresente uma boa aparência externa e que tenha a sua documentação em ordem.

Além disso, o processo de vacância e saturação dos imóveis para alugar também é um ponto bastante sensível e que precisa ser analisado, para que haja rentabilidade do seu negócio, afinal, para que o seu imóvel esteja alugado é preciso que exista clientes para que o seu aluguel renda bons lucros.

Reforme imóveis e coloque-os para alugar ou vender

Outra prática que vem se tornando cada vez mais comum dentro do mercado imobiliário é comprar um imóvel que necessita de algum tipo de reforma e depois coloca-la para vender ou para alugar por um preço maior.

É bastante comum encontrar casas, principalmente aquelas mais antigas, que necessitam de uma reforma, de forma que elas se tornem muito mais valiosas. Para esse tipo de procedimento é preciso que a pessoa tenha bastante conhecimento para encontrar imóveis que tenham um bom potencial.

Dessa forma é preciso que a pessoa que queira investir nesse mercado precisa se dedicar à tarefa de ser um investidor, ou seja, tenha tempo para procurar imóveis que precisem de melhorias e, além disso, é necessário que o investidor também consiga cuidar dos detalhes da reforma. Ou seja, que fique atento ao projeto, verifique os matérias utilizados e a mão de obra contratada, pois somente dessa maneira conseguirá fazer com o que o seu imóvel se valorize ao invés de perder seu investimento.

Faça investimentos em Fundos Imobiliários

Uma das verdades mais incondicionais que existem no mercado é que o investimento baseado em imóveis físicos dificilmente sairá de moda, entretanto com a economia voltando aos eixos, existe uma modalidade de investimento imobiliário, onde você ganha rendimentos de aluguéis e ainda investindo muito menos dinheiro do que comprando um imóvel inteiro, que são conhecidos como Fundos de Investimentos Imobiliários.

Essa modalidade de investimento em imóveis para ganhar alugueis é na verdade a união de diferentes investidores, que aplicam seus recursos em diferentes empreendimentos imobiliários, que nesse caso são shoppings, hospitais, prédios comerciais e até mesmo em títulos de investimento imobiliário, como é o caso dos LCI.

Mas a pergunta que o investidor pode ter é: como que eu consigo investir em Fundos Imobiliários? E para realizar esse tipo de negociação os investidores precisam possuir uma conta em uma corretora de valores e que tenha uma reserva financeira para conseguir comprar as cotas. Como já foi mencionado, os fundos imobiliários são muito mais acessíveis do que comprar um imóvel físico, sendo que com valores entre R$90 e R$2000 já é possível iniciar seus investimentos.

Dessa forma uma corretora bastante interessante e consolidada no mercado pode te ajudar a operar com Fundos Imobiliário e ainda pode oferecer diversas informações para que você entenda ainda mais como funciona esse negócio.

Como o investidor pode abrir a sua conta na eToro para negociar fundos imobiliários

1 – Registro

Para abrir a sua conta na eToro o provedimento de abertura é muito simples e fácil, sendo que o investidor precisa acessar a página da corretora e procure pelos botões “join now” ou “trade now”.

Uma vez que essa etapa for concluída, você será remanejado para uma outra janela onde será necessário preencher um formulário online e que o seu preenchimento seja feito com os seus dados legítimos.

2 – Depósito

O segundo passo para operar em Fundos Imobiliários é ter um valor financeiro na conta para iniciar o investimento. Para tanto a conta do investidor precisa ser aceita. Uma vez que isso acontece a eToro disponibiliza para todos uma grande quantidade de métodos de pagamento possívels, de modo que a melhor é aquela que mais se encaixa no perfil do investidor.

Assim o procedimento para efetuar o deposito são os seguintes:

  • Primeiramente o investidor precisa acessar a conta da plataforma
  • Em seguida ele precisa encontra o botão “depositar fundos”
  • E por fim deverá inserir o valor desejado, bem como a moeda que será feito o depósito.

A escolha da moeda é importante, pois como ela é uma plataforma internacional ela consegue reconhecer uma grande quantidade de moedas fiduciárias diferentes. Além disso o investidor pode escolher o método de depósito que melhor atende as suas necessidades.

3 – Registro Real

Por fim, para poder acessar todas as funcionalidades que a plataforma da eToro entrega para os seus investidores é preciso estar de acordo com os termos e condições de uso, bem como com a política de privacidade da corretora.

Somente quando esse processo for finalizado é que o investidor poderá utilizar de todos os recursos e funcionalidade que a plataforma apresenta para os seus clientes. Assim, para completar todo o processo de cadastro, basta que o investidor clique em “inscrever-se” e sua conta finalmente estará liberada e pronta para usar.

Estude sobre o mercado para aprender Como investir em imóveis para alugar

Aqui fica a dica de ouro não só para o mercado imobiliário, mas também para outros segmentos, que é sempre lembre de estudar e ficar por dentro das notícias, pois somente assim será possível identificar as melhores oportunidades para investir.

É importante pesquisar sobre as oscilações do mercado, além de entender quais são as áreas que estão cada dia mais se valorizando, além de acompanhar a flutuação entre aumento e queda no valor dos alugueis.

Assim investir em imóveis, apesar de ser uma forma de investimento bastante comum, também é acompanhada de riscos, os quais você precisa ter amplo conhecimento para entender o que está acontecendo.

Como realizar um investimento no mercado imobiliário pagando pouco?

Uma das melhores dicas se você está com pouco dinheiro mais deseja investir em imóveis é através de um consorcio imobiliário, que na prática significa que você estará junto de outras pessoas que também estão interessadas em adquirir um imóvel.

Dessa forma o valor do imóvel é dividido em mensalidades as quais a pessoa interessada irá pagar para uma administradora de forma que ao longo do tempo você irá quitando esse valor, até quitar por completo o consórcio e receber uma carta de crédito no valor pago.

A carta de crédito pode ser usada para a aquisição de um imóvel, que pode ser novo ou usado, ou ainda encontrar um local para construir ou ainda reformar.

Esse processo de consórcio é bastante simples e sem burocracia e, ainda, sem a aquisição de novos valores em virtude dos juros – sendo que a única taxa extra que é paga é justamente a taxa da administradora. Ainda dentro do consórcio existe a possibilidade de o investidor conseguir conquista o imóvel antes do final, permitindo que o imóvel seja adquirido em um espaço de tempo muito menor.

Agora que já sabemos as mais diferentes formas e investir em imóveis, basta agora ter um planejamento de forma a conseguir uma renda extra. Dessa forma existem meios bastante baratos e interessantes para investir aos poucos.

O que achou das dicas de Como investir em imóveis para alugar?