Como estornar um pix

Sabia que tem como estornar um pix? Pois, o pix veio para facilitar a vida de milhões de brasileiros com transações instantâneas de até dez segundos. E o melhor que ele pode ser feito em finais de semanas e nos feriados. Mas, como é feito o estorno caso aconteça algum erro na operação oque foi realizada?

 

Saiba como estornar um pix

Como estornar um pix

Caso você tenha se arrependido de uma das partes e o valor tiver que ser devolvido, isso pode ser realizado de forma instantânea, através de uma nova transferência. Para isso você deverá negociar de forma amigável com a pessoa que recebeu para a devolução deste valor. E neste caso, entre em contato com quem recebeu e explique o que ocorreu e solicite a devolução do pagamento.

E, além disso, mesmo com o pix, continua valendo o direito de arrependimento de compra pelo consumidor, no prazo de sete dias a partir da compra, que é garantido pelo código de defesa do consumidor. Portanto, caso ocorra algum problema, arrependimento ou insatisfação, você poderá solicitar o estorno.

Caso você tenha efetuado o pix com os dados incorretos, saiba que o processo será parecido com o que ocorre hoje quando ocorre um erro em TEDs e em DOCs. Ou seja, o pagador terá que entrar em contato com o banco por onde realizou o pix e solicitar o estorno. E vale lembrar que apenas os pagamentos realizados nos últimos 90 dias corridos terão direito ao estorno.

 

Como cancelar um pagamento realizado pelo pix

Se você cancelar transação pelo pix da última etapa, que é confirmar a senha de quatro dígitos, ela não será validada e não haverá necessidade de estorno. Então, se essa etapa for concluída, não será possível realizar o cancelamento do seu pagamento.

O banco central recentemente anunciou algumas novas funcionalidades previstas para o pix no segundo semestre de 2021. Entre elas está a possibilidade de devolução de forma ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou de falha operacional nos sistemas das instituições que são participantes.

Pois, tal decisão foi tomada depois que criminosos se aproveitaram do pix para a aplicação de golpes nos usuários do sistema. E de acordo com o banco central, o sistema pix é 100% seguro e os golpes ocorreram apenas em casos de manipulação por parte dos fraudadores e isso não significa que seja uma falha de segurança no sistema.

 

Como se proteger e a se livrar dos golpes no pix

 

  • Procure ajustar o valor máximo de transferências que poderão ser realizadas por dia;
  • Nunca clique em links os quais sejam suspeitos e que são desconhecidos;
  • Sempre verificar a reputação do site no momento de uma compra;
  • Procure usar o cartão de crédito ou débito, que permitem o estorno cm compras maiores.

 

Como transferir dinheiro pelo pix

Para você começar a usar o pix você precisará ter conta em algum banco ou em alguma carteira digital que aceite o sistema de pagamentos. E seguir o passo a passo:

 

  • Será preciso que você entre no aplicativo do seu banco ou na sua carteira digital;
  • Encontre a opção pix que se encontra no menu do seu aplicativo;
  • Clique em cadastrar chave pix e marque o tipo de chave que deseja cadastrar;
  • E após o cadastramento da sua chave pix você poderá fazer pagamentos e as transferências;
  • Então, clique em transferir e insira o valor que deseja fazer o envio;
  • Então, insira a chave pix da pessoa que deseja que receba o valor a ser enviado ou os dados da conta dela;
  • Procure confirmar se todas as informações estão mesmo corretas;
  • Então, insira a senha de acesso do seu banco e pronto, pix realizado com sucesso.

 

O pix caso ainda não saiba, é um sistema de pagamentos do banco central, ou seja, se trata de um sistema de pagamentos instantâneos do banco central. Que foi lançado em novembro de 2020, a ferramenta permite que você faça transferências e os pagamentos via QR code ou através da chave pix, 24 horas por dia e diariamente, inclusive finais de semana e feriados também. Entre os principais benefícios do pix estão:

 

  • O valor, para as pessoas físicas o serviço é gratuito, já para as pessoas jurídicas é cobrada uma pequena taxa;
  • Pela rapidez e pela disponibilidade dessa ferramenta, já que hoje em dia existem algumas limitações de dias e horários para enviar valores através de TED e de DOC e realizar os pagamentos de contas.

 

Saiba como funciona a portabilidade do pix, que é quando você cadastra o pix em uma instituição financeira decide transferir a sua chave para outra.  Saiba que pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta, já as pessoas que são jurídicas  podem cadastrar até 20 chaves.

Vale ressaltar que você pode cadastrar uma só chave em uma conta, mas, você pode cadastrar até cinco chaves diferentes em uma mesma conta, caso preferir. E caso você mude de celular ou de e-mail, você terá que cadastrar outra caso haja alguma alteração neles.

A transação leva menos de 10 segundos para poder ser concluída e por isso esse meio de pagamento é considerado muito prático e bem rápido, sem a necessidade de ter os dados bancários da pessoa que será favorecida.

Mas, caso você receber um pix que não deveria receber, ou até mesmo realizar uma transferência de um determinado valor que esteja errado, ou ainda fazer um pagamento para uma conta incorreta, saiba que há solução.  Pois, na maioria das vezes sim, há uma solução.

 

Saiba como cancelar uma transferência realizada por pix

O pix por ser um pagamento instantâneo, ele exige que você tenha muita atenção. E por isso, uma transação pode ser alterada ou até mesmo cancelada apenas antes da confirmação do pagamento, já que a liquidação do pix acontece em tempo real. E isso significa que não há possibilidade de cancelar um pagamento que já foi realizado. Mas, existe uma forma de resolver o problema se você fez ou se recebeu uma transferência indevida.

Para você realizar a devolução no pix e obter a devolução do valor dele pode aparecer em diferentes contextos, como por exemplo, que já foram citados de transferências indevidas. Outro cenário é o caso de arrependimento de compra que foi realizada, no qual você como cliente tem direito de acordo com o código de defesa do consumidor, ou seja, ele pode pedir o estorno do valor que foi transferido.

Para todas essas situações, há uma funcionalidade de devolução disponível no pix, mas, ela só poderá ser iniciada por quem a recebeu a transferência indevida. E isso quer dizer que uma vez que a transação é efetivada, o dinheiro só poderá ser recuperado se o pagador entrar em contato com o recebedor para a solicitação da devolução.

Alguns apps de algumas instituições financeiras disponibilizam de uma aba de devolução para os casos em que você não consegue identificar a fonte pagadora. Da mesma forma, é possível instruir o recebedor a seguir esse caminho para assim poder devolver o dinheiro para a sua conta.

Pois, nessas situações, o recebedor tem até 90 dias para a realização esse processo e efetivar a devolução do dinheiro ao pagador. Para garantir que a devolução foi realizada corretamente, o recomendado que o pagador verifique a sua conta para ver se o dinheiro consta no extrato.

As instâncias jurídicas, alguns mecanismos jurídicos estão sendo desenvolvidos. Trata-se de recursos que aumentam as possibilidades de reaver um valor relacionado aos problemas com o pix. Nesse sentido, o mecanismo especial de devolução e também o bloqueio cautelar entraram em vigor a partir de 16 novembro de 2021.

O mecanismo especial de devolução é uma das novas ferramentas que foram criadas para evitar fraudes e auxiliar as vitima.  Ele pode ser utilizado tanto pela instituição quanto pela vitima. Para isso, será necessário fazer o registro de um boletim de ocorrência e comunicar o que ocorreu a sua instituição financeira. E isso porque pode ser realizado pelos canais oficiais de atendimento ao cliente, como os chats de app, SAC e a ouvidoria.

E a partir disso, a sua instituição bancária indica o banco onde o golpista tem conta, informando assim a fraude e solicitando o bloqueio dos valores envolvidos. E os bancos têm até sete dias para fazer a analise da reclamação. E assim, o recebedor não poderá sacar os recursos durante esse período.  E caso, o golpe for confirmado, o dinheiro volta para a conta da vitima. Já no bloqueio cautelar, caso o banco onde o golpista recebe os recursos levantar suspeitas, ele poderá avaliar os indícios de fraude e bloquear os valores até 72 horas.

Você viu que existem algumas formas de como estornar um pix, e uma delas é que você deverá negociar de forma amigável com a pessoa que recebeu para a devolução deste valor. E neste caso, entre em contato com quem recebeu e explique o que ocorreu e solicite a devolução do pagamento.

Se precisar investir, eToro é uma opção!

Como criar uma conta da Etoro?

1 – Registro

Acesse o site oficial: https://www.etoro.com/pt-pt/ e siga o passo a passo de cadastro.

2 – Depósito

Faça um depósito para ativar a conta!

3 – Conta Real

Pronto, pode começar operar!

 

Saiba como estornar um pix em outras matérias aqui no nosso blog!