Mercado Tecnologia

Como a tecnologia blockchain irá alterar essas três poderosas indústrias como as conhecemos?

Postado por em 15 de março de 2018 , marcado como , , , , , ,

De forma bastante equivocada muitas pessoas erroneamente colocam as criptomoedas na mesma categoria que o blockchain. Certamente esses dois conceitos estão relacionados, mas a aplicabilidade do blockchain vai muito além do setor econômico e, nos próximos anos, veremos cada vez mais sua atuação no nosso dia-a-dia.

(Foto: Pixabay)

O blockchain é definido como um livro-razão digital e descentralizado que registra transações de troca de bens, serviços e valores – ou dados privados – sem que seu conteúdo possa ser editado ou apagado.

Segundo pesquisa divulgada pelo Markets and Markets, em 2022 o mercado de produtos e serviços relacionados ao blockchain chegará a 7,7 bilhões de dólares.

Se inicialmente o blockchain provocou agitação principalmente no setor econômico, o cenário se tornou mais amplo com a tecnologia se ramificando para outros setores.

Cada vez mais, múltiplas indústrias testam o blockchain para transformar os seus sistemas em mais eficientes, transparentes e seguros – pra não mencionar competitivos e vanguardistas.

Mas como algumas das principais indústrias estão utilizando essa tecnologia? Vem com a gente pra conhecer mais a atuação do blockchain no setor de saúde, música e recursos humanos.

Cuidados com a saúde

(Foto: PixaBay)

O MedRec, é um exemplo de iniciativa que, apoiada pelo MIT, utiliza o blockchain para criar um histórico médico familiar dos pacientes. Dessa forma, as informações podem ser passadas de geração em geração.

O MedRec foi implementado utilizando o blockchain do Ethereum e se apropria dos contratos inteligentes para executar a informação original.

Integridade das informações

Os contratos inteligentes são uma forma “sem conflito” de trocar dinheiro, propriedades, informações ou qualquer coisa de valor através do blockchain. Esses contratos definem as regras e penalidades além de impor as obrigações automaticamente.

A grande vantagem do MedRec é não armazenar as informações da maneira que estamos familiarizados, em vez disso os meta dados são codificados, mas ainda permitem que os registros sejam acessados de forma segura por pacientes e provedores. Ou seja, os meta dados protegem a integridade dos dados que estão sendo solicitados.

Música

Nas últimas décadas o compartilhamento ilegal de músicas levou a indústria ao abismo. A facilidade para baixar qualquer música sem pagar um centavo fez com que artistas, gravadoras e todos os outros envolvidos sofressem prejuízos astronômicos.

(Foto: Pixabay)

Então Imogene Heap teve uma ideia para solucionar esse problema. Ela é uma compositora e cantora britânica que fundou o projeto Myceria, um “coletivo de criativos profissionais e amantes da música”.

A missão do grupo é “capacitar um ecossistema da indústria da música de uma forma justa, sustentável e vibrante”.

Maior segurança

A plataforma baseada em blockchain possibilita que os músicos desenvolvam contratos inteligentes para o compartilhamento de músicas; livre da indústria e garantindo que o lucro volte para os artistas.

Esses contratos permitem que os músicos vendam diretamente para os consumidores sem a necessidade de rótulos ou advogados e, assim, os royalties são pagos automaticamente. O que dificulta a distribuição ilegal e ainda torna o produto mais acessível economicamente.

Recursos humanos

Os profissionais de RH precisam se dedicar às reuniões com a equipe sênior e parceiros de negócios, desenvolver o engajamento do funcionário e em participar de reuniões com os empregados.

(Foto: Pixabay)

No entanto esses profissionais perdem muito tempo verificando as identidades, os antecedentes e históricos de antigos trabalhos.

Como podemos supor, o sistema inteligente do blockchain pode ser um grande aliado na resolução de problemas de baixa prioridade.

Maior transparência

Uma pesquisa da Careerbuilder encontrou mentiras ou falsas declarações em 58% dos currículos apresentados. Alternativamente, o uso da tecnologia blockchain pode agilizar o tempo, aumentar a transparência e facilitar a detecção de fraudes nas credenciais dos empregados.

A tecnologia ainda pode auxiliar na folha de pagamento e no gerenciamento de processos digitais.

Quer outro exemplo? À medida que as empresas se expandem globalmente, fica mais caro emitir a folha de pagamento no exterior.

Pagar pessoas de outros países também pode levar mais tempo no processamento da informação, devido aos intermediários e bancos com diferentes conjuntos de regras.

O que o blockchain faz é simplificar o processo e eliminar os intermediários, tornando o investimento na tecnologia mais atraente.

Atividades trasnsfronteiriças

Considere o exemplo de uma empresa sediada em São Francisco, a Bitwage. Esta companhia opera um sistema de folha de pagamento baseado em blockchain para facilitar os pagamentos transfronteiriços através do Bitcoin.

Isso permite que a empresa pague funcionários no mundo todo em suas moedas preferenciais. Na verdade o blockchain possibilita a conversão necessária de Bitcoin para qualquer moeda local. Interessante, não é?

Então, prepare-se: seja qual for a sua indústria, o blockchain provavelmente terá um papel a desempenhar. Aprenda o máximo que puder sobre a tecnologia e abrace suas mudanças, porque em breve o mundo não será mais como o conhecemos.