Investimentos

Coinbase solicita patente para um sistema de pagamento direto com Bitcoin

Postado por em 17 de agosto de 2018 , marcado como , , ,

A exchange de criptomoedas, Coinbase, solicitou uma patente para um sistema que permite aos usuários de criptomoedas fazerem pagamentos diretamente das suas carteiras de Bitcoin, de forma segura.

Coinbase solicita patente para um sistema de pagamento direto com Bitcoin

(Foto: Pixabay)

De acordo com a CCN, o pedido, que foi registrado no dia 14 de agosto, cita a necessidade de os clientes serem obrigados a comprometer a segurança de suas próprias chaves privadas, afirmando:

“Os sistemas existentes não fornecem uma solução para manter a segurança das chaves privadas e, ao mesmo tempo, permitir que os usuários façam o checkout na página do vendedor e os pagamentos, usando suas carteiras”.

Menores riscos

O novo sistema permitirá que os usuário paguem diretamente com uma “chave de cerimônia”, que criptografa senhas das chaves mestres dos usuários privados, durante o checkout. O objetivo é reduzir, significativamente, o risco de roubo das chaves originais.

O sistema ainda permite que os administradores interrompam determinada ação, caso um usuário relate que está sendo hackeado. O que é descrito como “lógica de congelamento”.

“A qualquer momento, após o carregamento da chave mestre, o sistema poderá ser congelado”. Para ser descongelado é necessário utilizar a chave de cerimônia, descreve a patente. Acrescentando que:

“O processo de checkout pode ser executado quando o sistema está congelado ou quando ele é descongelado. Já o processo de pagamento só pode ser executado quando o sistema estiver descongelado”.

A patente também descreve um serviço de geração de APIs que permitirá que o sistema de pagamentos seja utilizado por outros sites e serviços. “Tal sistema de pagamento – que permite transações com Bitcoin em vários sites – pode ser amplamente adotado em todo o espaço de criptomoedas e e-commerce.

Não é de hoje que a Coinbase vem investindo em pedidos de patentes. Após 9 solicitações arquivadas, apenas em 2015, alguns críticos acusaram a troca de tentar criar um monopólio nos serviços de Bitcoin.

A acusação foi negada pelo CEO da exchange, Brian Armstrong, que em um post no Medium afirmava que o objetivos da Coibase era manter a tecnologia longe dos trolls de patentes – que, muitas vezes, patenteiam um serviço para depois lucrar com eles, sob resgate.