NFT

Casa física é vendida como NFT no OpenSea pela primeira vez e abre uma nova tendência de mercado

Postado por em 28 de October de 2022 , marcado como

A primeira casa física tokenizada em NFT foi comercializada no OpenSea, o maior marketplace de NFTs do mercado digital. O imóvel foi uma oferta da Roofstock, que produz um NFT para cada imóvel físico negociado. O NFT em questão foi cunhado na blockchain Ethereum e foi vendido por 903 mil reais.

Pela primeira vez na história do mercado de NFTs uma casa física foi tokenizada e comercializada por meio da plataforma OpenSea. A venda ocorreu no último dia 14, por meio de um NFT criado pela empresa Roofstock e comercializado diretamente na plataforma.

A venda em questão foi de uma propriedade localizada na Carolina do Sul, sendo a primeira venda desse tipo viabilizada pela Roofstock, que criou uma subsidiária apenas para tratar de venda de imóveis em forma de NFTs.

Utilizando a tecnologia Web3, a Roofstock permite que diferentes imóveis possam ser adquiridos de forma totalmente transparente e muito mais eficiente, tendo menores custos atrelados quando comparados com as transações financeiras mais tradicionais do mercado imobiliário.

Por meio dos NFTs é possível evitar uma transação mais demorada, que pode até mesmo levar meses se arrastando por processos burocráticos, como envio de proposta ao vendedor, aprovação, análise contratual e avaliações de ambas as partes.

Além disso, também há o custo atrelado à documentação que legaliza o processo de compra e de venda de um imóvel, que deve ser viabilizado por cartórios.

Por meio da Roofstock, cada um dos imóveis ofertados pela empresa conta com um NFT correspondente, que é negociado diretamente na OpenSea e cunhado na Ethereum.

Saiba mais: Criptoville é a primeira cidade criada na blockchain da Binance

Como funcionou o processo de compra da primeira casa física tokenizada em NFT

A venda de imóveis tokenizados como NFTs tende a se apresentar como uma tendência no mercado, sobretudo por extirpar os processos mais burocráticos, que requerem idas a bancos, análises e aprovações documentais, dentre outras questões que dificultam a vida de quem quer adquirir ou vender um imóvel.

Dessa forma, a Roofstock concebeu o seguinte processo: uma casa real é tokenizada, recebendo, na Web3, uma cópia sua, virtual, atrelada ao imóvel físico por meio de um contrato inteligente.

Assim, quando o NFT é adquirido, o contrato inteligente é automaticamente ativado, permitindo que haja a transação da propriedade.

Isso, no entanto, não determina que haja a posse do imóvel, sobretudo em termos legais da esfera contratual cível norte-americana.

Dessa maneira, uma vez que o comprador tenha o NFT, um processo de transação do imóvel deve ser iniciado, na forma que orienta a regulamentação americana para o caso. Assim, o proprietário ou a Roofstock deve ser buscado, a fim de se fazer a transação comercial que permite a transferência da propriedade do imóvel para o titular.

O processo em si não difere em nada daquele que já encontramos no sistema de transações imobiliárias do país, mas se torna mais vantajoso pela simplicidade como a compra é feita, uma vez que o ativo já está disponibilizado no marketplace em questão, pronto para ser consumido.

Assim, uma etapa importante do processo convencional é pulada, em que são analisados contratos de compra e venda, por exemplo, tornando mais cômodo para o proprietário e para o comprador todo o roteiro de compra e de venda de um imóvel.

Saiba mais: Ledger Nano S será descontinuada. Saiba o que fazer se você utiliza uma

Conheça em detalhes a transação

Conforme falamos, a casa foi tokenizada em forma de NFT e foi comercializada por 903 mil reais. O token foi criado na blockchain da Ethereum e o pagamento foi feito em USDC.

A comissão dada à OpenSea também foi mais modesta do que aquela que costuma ser cobrada pelo mercado imobiliário, sendo de apenas 3%.

Vale frisar que a compra do NFT não conclui o processo de transação do imóvel por si só e a tramitação convencional deverá ser seguida para que o imóvel venha a ser de posse do seu novo comprador.

No entanto, um smart contract foi acionado imediatamente, fazendo com que haja a posse determinada pelo contrato em si.

Dessa forma, ainda que caiba ao proprietário da casa ter de fazer todo o processo de transação conforme determina o regimento dos Estados Unidos, é fato que o contrato de compra e de venda já existe e foi criado de forma menos burocrática do que costuma ser esse processo como um todo, o que é um grande ponto para o mercado de NFTs.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!