Geral

Blockchain Terra interrompe todas as suas atividades e fica suspensa após o preço do LUNA quase zerar

Postado por em 13 de May de 2022 , marcado como

Nos últimos dias a blockchain Terra tem passado por todos os tipos de problemas que nenhuma cadeia está realmente preparada para enfrentar e que levaram à queda de 99% do valor de mercado do token LUNA, um dos mais promissores de 2021.

Agora, com o grande risco que a cadeia enfrenta, seus validadores decidiram por interromper toda e qualquer operação executada na cadeia e que tenha de ser aprovada. Isso porque, a lógica nos leva a crer que seus validadores, que recebiam comissões em LUNA, acabariam mais cedo ou mais tarde por abandonar seus postos, uma vez que o valor recebido agora é quase irrisório.

Isso faria com que a cadeia como um todo ficasse exposta em suas questões de segurança, viabilizando toda sorte de ataques que são comuns quando uma blockchain enfrenta esse tipo de problema, com seus tokens derretendo.

Essa ação, de interromper toda a operacionalização da cadeia da Terra, foi comunicada via Twitter, por meio da conta oficial da desenvolvedora do projeto, a Terraform Labs.

No comunicado, a cadeia afirma que a blockchain foi totalmente interrompida exatamente no bloco 7.603.700.

Essa decisão, por mais difícil que seja de ser tomada, está totalmente de acordo com as medidas de segurança que qualquer desenvolvedora deveria tomar após a série de eventos que, nos últimos dias, fizeram com que o token LUNA simplesmente derretesse, juntamente da stablecoin da Terra, a UST.

A stablecoin da blockchain Terra foi criada para manter paridade com o dólar, a moeda fiduciária dos Estados Unidos. No entanto, no início dessa semana, perdeu a sua indexação, o que fez com que a blockchain optasse por dissolver os seus fundos de reserva em dólar. O resultado disso foi uma saída em massa de investidores do criptoativo UST, que chegou a valer 0,30 dólares.

Saiba mais: Google Cloud ingressará na Web 3.0 e nós temos muito a ganhar com esse novo espaço digital

Decisão pela interrupção da blockchain Terra visa prevenir qualquer tipo de ataque, uma vez que seus validadores não irão mais exercer suas atividades de segurança

De acordo com o comunicado feito pela Terraform Labs, não há mais margem de segurança para a operação da sua cadeia. Dessa forma, para prevenir qualquer forma de ataque de governança, a interrupção da blockchain foi uma decisão realmente muito necessária e, sobretudo, inadiável, ainda mais agora que a blockchain não tem mais como afirmar que é capaz de manter-se íntegra e livre de ataques.

Ainda nessa quinta-feira, a Binance, a maior exchange do mundo, deslistou os contratos LUNA / UST, porque o par de negociação caiu para menos de 0,005. A exclusão dos pares de negociação ocorreu às 15h30, UCT.

No início desta semana, Do Kwon, o cofundador da Terraform Labs e uma das principais caras da blockchain para o mercado fez um longo fio no Twitter, destacando quais seriam os pontos de ação da desenvolvedora para preservar e, sobretudo, salvar, a blockchain Terra.

Apesar disso, nem mesmo a sua aparição pública fez com que a sangria fosse estancada.

Nessa quinta-feira, no entanto, a conta oficial da Terra no Twitter destacou que irá fazer a queima de 1,4 bilhão de dólares em UST. Essa ação também será composta pelo stake de 240 milhões de tokens LUNA.

Isso tudo visa fazer com que haja maior resistência do mercado em relação à liquidação dos ativos cunhados pela blockchain. No entanto, ainda não temos maiores detalhes do plano de ação e de resgate, pois ainda não houve maiores esclarecimentos em relação às medidas que devem ser tomadas nos próximos dias para que a blockchain Terra não seja permanentemente desativada.

Saiba mais: Binance destinou 500 milhões de dólares para participar do fundo de investimento que irá comprar o Twitter junto de Elon Musk

Anchor Protocol reduz de forma drástica seu pagamento de rendimentos a fim de “segurar” investidores

Ainda nessa semana, outro dado que chamou bastante a atenção do mercado foi a forma encontrada pela Terraform Labs de contornar a crise instalada por conta da maneira como seu token e sua stablecoin derreteram.

O Anchor Protocol era um grande aplicativo DeFi, sobretudo escolhido pelo mercado por conta da sua alta taxa de valorização para stake, que chegava a 20%.

Com a crise que se instaurou e que colapsou a blockchain Terra, o Anchor Protocol decidiu por baixar o valor pago por stake para 4%, apenas, fazendo com que houvesse uma grande debandada dos investidores do aplicativo DeFi da blockchain Terra.

Essa soma de fatores, de acordo com especialistas no mercado de criptoativos, pode vir a inviabilizar definitivamente a recuperação da blockchain Terra, que já foi uma das mais promissoras do mercado, de todos os tempos.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!