Geral

Bitcoin Despenca | Entenda o motivo da queda do Bitcoin

Postado por em 22 de June de 2021 , marcado como

A criptomoeda favorita de todos, Bitcoin, despenca. Parece que está mais uma vez em um movimento lateral, so que dessa vez para baixo. Após passar dos $29.000 USD,  parece que o mercado começa a se recuperar. O movimento já vinha seguindo as tendências de um mês considerado “bearish” por muitos, mas alguns outros fatores foram cruciais para o Bitcoin despencar. Confira alguns motivos abaixo.

Proibição nas transações e operações de mineração na China

Na segunda feira dessa semana, dia 21 de Junho de 2021, O banco central da China comunicou todas as instuições financeiras do páis a proibição de qualquer tipo de transações ou operações envolvendo Bitcoin e outra criptomoedas. Embora o mercado já estivesse seguindo um movimento onde a tendência fosse de queda, esse comunicado serviu para reforçar o sentimento negacionista envolvendo o mercado de cripto ativos e ajudou o Bitcoin a despencar.

Essa não foi a primeira vez que a China emitiu esse comunicado, ou que proibiu qualquer tipo de transações com Bitcoin. De acordo com o site BTCTimes, a China tem um histórico desde 2013 de banir qualquer tipo de operações envolvendo Bitcoin e outros cripto ativos. O Bitcoin despenca dessa vez principalmente por grande parte das mineradoras se situarem no território Chinês.

Os motivos dados pelas autoridades Chinesas na proibição são devidos a riscos de especulação e preocupações com o consumo de energia. O curioso disso tudo é que os principais bancos da China começaram a emitir e fazer testes ainda nesse mês sua criptomoeda, o Digital Yuan. Poderia ser essa proibição no Bitcoin um sinal de que os Chineses estão tentando forçar a sua população a adoção de sua moeda digital?

Tether é constantemente acusado de ser uma farsa

Tether é uma criptomoeda conhecida como stablecoin, ou moeda estável. Isso significa que seu valor sempre é equivalente a $1 USD. Nesses útlimos meses, houve um burburinho questionando se a empresa Tether é uma empresa legítima ou uma instituição sombria, pois não é regulamentada e já foi multada pelas autoridades financeiras dos EUA.

Além disso, é muito improvável que a empresa denominada Tether Limited consiga de fato acobertar todo o Tether hoje em circulação com dólares, pois a mesma não tem o respaldo do USD para todo o Tether emitido no mercado.

Embora pareça ser confuso, o processo de respaldo utilizado pela stablecoin Tether é o mesmo dos bancos, numa abordagem chamada de sistema fracionário de reservas bancárias. No entanto, os bancos são regulamentados e fornecem transparência significativa sobre onde guardam seu dinheiro, o que não é o caso do Tether. A Tether Limited também não oferece garantias legais para converter sua moeda Tether em dólares.

A explicação da divisão das reservas da empresa foi publicada literalmente atráves de uma imagem. O Criptoeconomia fez a livre tradução da repartição das reservas do Tether, divulgado pela empresa em 2021.

bitcoin despenca

Lembrando que a empresa por trás do Tether somente se pronunciou pois foi obrigada pelo procurador geral de Nova York. A empresa, embora não seja uma subsidiária da exchange Bitfinex, ela pertence ao mesmo dono e inclusive já dividaram múltiplas vezes os mesmos funcionários.

Isso simplesmente significa que a Tether continuará emitindo sua moeda sem dar satisfação a ninguém, continuará inflacionando o mercado das criptomoedas.

O preço do Bitcoin despenca com tweets tendenciosos de Elon Musk

Pode-se dizer que Elon Musk, o CEO e fundador da empresa Tesla, vem fazendo uma grande manipulação no mercado através da plataforma Twitter. O homem que já foi o mais rico do mundo no ano de 2021, fica fazendo tweets tendenciosos que acabam sendo interpretados pelos usuários da plataforma como sinais de compra e venda de criptomoedas aleatórias como a Dogecoin e Cum Rocket.

Elon Musk também emitiu uma nota em seu Twitter recentemente dizendo que a produtora de carros Tesla não aceitaria mais Bitcoins como pagamento pelos veículos. A preocupação dele foi com suposta emissão de carbono que as mineradoras de Bitcoin utilizam, o que é seria uma contribuição para a poluiçao mundial.

Apesar de sua constatação ter influenciado no preço e feito o Bitcoin cair por um tempo, o investimento de $1.5b bilhões de dólares da tesla em Bitcoin ainda continua, e nada foi dito sobre resgatar o valor investido. Elon musk depois voltou atrás dizendo que apenas cessaria os pagamentos em Bitcoin por tempo temporário, até uma alternativa ser encontrada para a energia utilizada pelas mineradoras de Bitcoin.

O Bitcoin despenca por diversos motivos, e ao que parece o conjunto de todos eles foi o fator crucial para começar o inverno das criptomoedas. Para muitos, isso é um sinal de que o Bitcoin e as outras criptomoedas estão em liquidação. Já para outros que tema maior parte de seus investimentos em cripto ativos, isso significa uma grande perda de moedas fiduciárias em seu portfolio. Embora 1 Bitcoin seja sempre 1 Bitcoin, nosso mundo ainda gira em torno do sistema financeiro e das moedas centralizadas, então a dependência é grande. De tudo isso só há uma certeza: não será a primeira vez que o Bitcoin vai ser declamado “morto” pelos jornais e pela mídia nacional e internacional.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!