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Barcelona cogita lançar criptomoeda e NFT próprios

Postado por em 17 de March de 2022 , marcado como

Um dos maiores clubes do Velho Continente, o Barcelona também resolveu adentrar ao mundo dos criptoativos, e o time planeja ter sua própria criptomoeda, assim como coleções de tokens não fungíveis, os NFT. De acordo com o presidente do clube, Joan Laporta, a iniciativa é uma forma da equipe competir com outros gigantes do continente, que têm recebido diversos investimentos externos.

“Temos que ser capazes de obter os mesmos recursos que nossos concorrentes. O problema é quando as regras não são as mesmas para todos nós. Não podemos competir contra clubes com financiamentos estatais”, disse Laporta durante uma palestra no Mobile World Congress, realizado em Barcelona.

O mandatário também apontou que as novas tecnologias fariam com que o clube conseguisse gerar um maior engajamento da base de fãs global do Barcelona. “Queremos criar nossa própria criptomoeda que ficará sob o controle do clube. Entendemos que temos que fazer isso sozinhos e temos talento suficiente no clube para desenvolver todas essas coisas. Com Blockchain há muitas oportunidades. Acho que em breve apresentaremos nossos primeiros NFTs e o motivo pelo qual estamos planejando isso é para ajudar nossas finanças. Temos 300 milhões de fãs ao redor do mundo e estamos trabalhando muito para registrar todos esses fãs. O big data é muito importante”.

Período Dificil

Como dito pelo presidente, o Barcelona precisa angariar fundos, já que a situação financeira da equipe não é nada confortável, levando em consideração principalmente o patamar do time. No ano passado, o clube revelou que tinha um déficit de 481 milhões de euros, muito disso devido a graves erros de gestões anteriores, principalmente quando o time esteve sob a gerência de Joseph Maria Bartomeu, que renunciou a seu cargo de presidente em 2020.

A crise financeira vivida pelo Barça tem como princípio as altas contratações de jogadores, assim como a folha salarial exorbitante. Em 2019, por exemplo, o atacante Antoine Griezmann foi comprado por 120 milhões de euros e acabou não dando o resultado esperado ao clube, tanto que já retornou ao Atlético de Madrid.

Agora, como o Barça é um dos clubes, senão o clube mais popular do mundo, pelo menos nas mídias sociais, o time deve aproveitar essa fama para comercializar seu criptoativos e assim reduzir os rombos no seu cofre. Com o foco em voltar a ser um time competitivo na Europa.

Na temporada atual, a equipe não conseguiu nem passar da fase de grupos da Liga dos Campeões, e pouco a pouco tem perdido seu espaço no Velho Continente. Enquanto isso, o seu principal rival, o Real Madrid, continua em alta e mais vivo que nunca na competição de clubes mais empolgante do globo. Ao ponto de atrair os palpites dos brasileiros nos sites de apostas que aceitam pix, onde o usuário tem mais essa facilidade de pagamento para realizar seus depósitos, tendo acesso ainda a bônus e promoções que aumentam seu saldo e consequentemente suas chances de acerto, já que poderão realizar uma quantidade maior de pitacos no evento esportivo da sua escolha.

Negociação com Spotify

Em busca de recursos, recentemente o Barcelona vendeu os naming rights do seu estádio para o Spotify. Dessa forma, a casa do time espanhol passará a ser conhecida como Spotify Camp Nou. A empresa apontou que trabalhará em conjunto com o clube, que possui uma das camisas mais icônicas do futebol mundial, e a parceria ajudará a ampliar a base de fãs do time.

O acordo entre as partes será válido por quatro temporadas, e além de estampar o manto da equipe masculina, o logo do Spotify também estará presente no uniforme do time feminino do Barcelona.

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