Casos de uso

Aniversário de 10 anos do Bitcoin vira tema de exposição artística

Postado por em 1 de outubro de 2018 , marcado como , , , , , , , , , , ,

O lançamento do White Paper do Bitcoin completará 10 anos no dia 31 de outubro e, para homenagear a precursora das criptomoedas, artistas de todo o mundo estão realizando uma exposição de arte, na França.

(Foto: bitsonline/ flickr)

Aberta ao público no dia 28 de setembro, a exposição Bitcoin Art (r)evolutionpermanecerá até o dia 8 desse mês, em Paris – conhecida como a “cidade da arte”, por abrigar alguns dos mais renomados museus e galerias do mundo.

O curador da mostra é o artista francês Pascal Boyart, que revelou estar ansioso para impulsionar a iniciativa “Crypto Art”, em uma fusão com o mundo da arte e da criptografia, ao reunir artistas de diferentes nacionalidades para o projeto.

A exposição tem a finalidade de mostrar o potencial das criptomoedas através do simbolismo e da prática, ilustrando os casos de uso que a tecnologia blockchain já oferece à indústria da arte.

Caça ao tesouro Bitcoin

Um dos destaques da exposição será um jogo de caça ao tesouro proposta pelos organizadores aos visitantes, que terão que descobrir Bitcoins escondidos nas obras de arte.

A expectativa é que artista internacionais como Andy Bauch, Coin Artist, Josephine Bellini, dentre outros, exibam seus trabalhos para atravessar o abismo entre a arte e as criptomoedas.

Os interessados em adquirir as obras expostas poderão comprá-las com Bitcoin, Litecoin, Monero e Ethereum. E, para demonstrar a característica imutável da blockchain no combate à falsificação, certificados de autenticidade serão fornecidos a todos os compradores.

Lorenzo Sconci, CEO da disruptiva Cryptall Startup ArtWallet e proprietário da Sconci Arte Gallery, baseada em Dubai, expressou sua opinião sobre o futuro das exibições e do movimento “Crypto Art”:

“Sem dúvida, o Bitcoin e a blockchain têm sido a maior revolução dos últimos 10 anos. Com as revoluções moldaram a expressão artística ao longo do tempo, não há dúvida de que as criptomoedas farão o mesmo”.

Passados 10 anos desde que o Bitcoin foi apresentado ao mundo, só muito recentemente começamos a testemunhar todo o potencial que a tecnologia blockchain e as criptomoedas podem oferecer.

Nas próximas décadas, poderemos ver a mudança da indústria da arte em direção a níveis mais altos de descentralização; à medida em que intermediários entre artistas e público se tornam desnecessários.

Fonte: CCN