O lançamento do White Paper do Bitcoin completará 10 anos no dia 31 de outubro e, para homenagear a precursora das criptomoedas, artistas de todo o mundo estão realizando uma exposição de arte, na França.
(Foto: bitsonline/ flickr)
Aberta ao público no dia 28 de setembro, a exposição Bitcoin Art (r)evolutionpermanecerá até o dia 8 desse mês, em Paris – conhecida como a “cidade da arte”, por abrigar alguns dos mais renomados museus e galerias do mundo.
O curador da mostra é o artista francês Pascal Boyart, que revelou estar ansioso para impulsionar a iniciativa “Crypto Art”, em uma fusão com o mundo da arte e da criptografia, ao reunir artistas de diferentes nacionalidades para o projeto.
A exposição tem a finalidade de mostrar o potencial das criptomoedas através do simbolismo e da prática, ilustrando os casos de uso que a tecnologia blockchain já oferece à indústria da arte.
Um dos destaques da exposição será um jogo de caça ao tesouro proposta pelos organizadores aos visitantes, que terão que descobrir Bitcoins escondidos nas obras de arte.
A expectativa é que artista internacionais como Andy Bauch, Coin Artist, Josephine Bellini, dentre outros, exibam seus trabalhos para atravessar o abismo entre a arte e as criptomoedas.
Os interessados em adquirir as obras expostas poderão comprá-las com Bitcoin, Litecoin, Monero e Ethereum. E, para demonstrar a característica imutável da blockchain no combate à falsificação, certificados de autenticidade serão fornecidos a todos os compradores.
Lorenzo Sconci, CEO da disruptiva Cryptall Startup ArtWallet e proprietário da Sconci Arte Gallery, baseada em Dubai, expressou sua opinião sobre o futuro das exibições e do movimento “Crypto Art”:
“Sem dúvida, o Bitcoin e a blockchain têm sido a maior revolução dos últimos 10 anos. Com as revoluções moldaram a expressão artística ao longo do tempo, não há dúvida de que as criptomoedas farão o mesmo”.
Passados 10 anos desde que o Bitcoin foi apresentado ao mundo, só muito recentemente começamos a testemunhar todo o potencial que a tecnologia blockchain e as criptomoedas podem oferecer.
Nas próximas décadas, poderemos ver a mudança da indústria da arte em direção a níveis mais altos de descentralização; à medida em que intermediários entre artistas e público se tornam desnecessários.
Fonte: CCN