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Allianz utiliza tecnologia blockchain para movimentar dinheiro internamente

Postado por em 19 de abril de 2018 , marcado como , , , , , ,

A gigante de seguros Allianz é mais uma empresa global a aderir ao blockchain. A seguradora vem testado um token interno para movimentar dinheiro entre suas afiliadas globais sem ter que lidar com taxas e custos com conversões de moedas.

(Foto: Getty)

O desenvolvimento do chamado Allianz token está sendo construído pela startup de blockchain Adjoint, que criou um sistema exclusivo para o projeto, conforme confirmação do especialista em blockchain da Allianz e representante do consórcio B3i, Oliver Volk.

“Sim, estamos pensando em uma espécie de criptomoeda Allianz pela qual o dinheiro que entra será convertido em um token”, disse ele a CoinDesk e acrescentou que “mas é um animal muito grande e não sabemos que tipo de restrições regulatórias existem”.

Volk ponderou que um token da Allianz seria “muito útil para se livrar das restrições de câmbio e outras coisas que temos que otimizar, especialmente se você conversa com certas moedas que não aceitamos em nossa sede e que precisam ser convertidas”.

O especialista destacou a dificuldade que é se apoiar totalmente nos sistemas bancários, e ponderou que o desenvolvimento de um token próprio resultaria na economia de inúmeras comissões além de ter a vantagem de poder ser usado em todo o mundo.

O token digital interno é um projeto da Allianz Corporate & Specialty (ACGS), a parte B2B da seguradora.

Otimização de tempo e dinheiro

De acordo com Alan Cabello, gerente do programa de inovação para a Ásia e Europa Central da Allianz AGCS, a ideia surgiu de um protótipo anterior construído para cativos e retrocessos que representa a prática de uma empresa de seguros fornecer serviços para outras companhias.

“É essencialmente sobre a forma legal de movimentar dinheiro de um lado do mundo para o outro”, comentou Cabello. “Por causa das regulamentações, governança e etc., você precisa movê-lo de uma entidade para a outra e depois para a próxima e isso leva tempo.”

O problema é generalizado, acrescentou Cabello, já que é uma situação enfrentada por toda grande indústria.

Segundo Volk, a equipe corporativa da Allianz contou a quantidade de e-mails enviados por uma entidade com relação à transferência de um certo montante de dinheiro. Foram mais de 2 mil mensagens.

Outra razão pela qual a Allianz pensou no desenvolvimento de um token interno é a constante pergunta dos clientes sobre onde está seu dinheiro, comentou Cabello. “É com o que temos nos debruçado nos últimos meses”.

O gerente do programa de inovação ainda enfatizou que o token não tem nada a ver com criptomoedas. “Está atrelado ao dólar”, ele concluiu.

Fonte: CoinDesk