Tecnologia

Accenture planeja usar blockchain para garantir a integridade do rastreamento de mercadorias

Postado por em 27 de julho de 2018 , marcado como , , ,

A gigante de consultoria profissional Accenture Global Solutions está estudando a possibilidade de utilizar a blockchain para otimizar e autorizar a logística de transportes.

(Foto: tek.sapo.pt)

De acordo com um documento publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, na quinta-feira, o sistema proposto determina certos tipos de atributos para os objetos enviados e armazenaria essas informações em uma blockchain.

O sistema rastreará os objetos à medida que eles forem transportados de um local para o outro, a partir dos dados armazenados no livro-razão que confirmará o status e a condição dos itens.

Sistema de rastreamento

Os dispositivos que participam da rede – que podem ser robôs ou veículos aéreos não tripulados, por exemplo – podem verificar a integridade dessas remessas à medida que elas são transportadas para locais diferentes, comparando seu status com as informações já armazenadas no blockchain. As informações também podem ser rastreadas por veículos autônomos.

Se um dispositivo de análise verificar a identidade de um item com êxito – combinando seus atributos com o que já foi descrito e armazenado no blockchain – ele permitirá que o item continue sua viagem; esteja ele em uma prateleira de container, em um veículo para transporte adicional, ou esteja incorporado em um processo de fabricação adicional.

Se os dados dos estágios atuais e anteriores não corresponderem, o dispositivo pode solicitar que o sistema devolva o produto e interrompa o pagamento.

O sistema também pode criar alertas e mensagens para os gerentes envolvidos no processo de envio, ou ainda para agências governamentais que regulam o produto.

O sistema pode até solicitar uma reunião com o gerente, se necessário, ou requerer que um investigador verifique se um produto é falsificado ou foi adulterado.

O aplicativo é a mais recente demonstração de interesse da Accenture em soluções que envolvem o uso de blockchain.

No ano passado, a Accenture e a Microsoft lançaram um protótipo de uma blockchain de armazenamento de identidade e atualmente está trabalhando com o Fórum Econômico Mundial e as Nações Unidas em projetos relacionados à identidade digital.

Fonte: CoinDesk