Investimentos Mercado

Confira o que movimenta o mercado essa semana

Postado por em 6 de September de 2021 , marcado como

A semana que se inicia será curta e terá liquidez reduzida devido ao feriado do Dia do Trabalho, nos Estados Unidos, e de 7 de setembro, aqui no Brasil, o qual promete esquentar os ânimos no mercado e na política brasileira. Confira abaixo o que está no radar dos investidores entre a segunda-feira (06) e sexta-feira (10).

 

Segunda-Feira: Divulgação do Boletim Focus, pelo Banco Central do Brasil, com projeções dos principais indicadores da economia. Além disso, a segunda feira promete ser um dia de preparação para os investidores, em relação ao feriado do dia seguinte. Nos Estados Unidos será feriado do dia do trabalho.

 

Terça-feira: O mercado doméstico estará fechado em razão do feriado nacional de independência: o 7 de setembro. O evento será um dos mais esperados do mercado, dada a possibilidade de elevar ainda mais os ruídos no país. Isso porque o presidente, Jair Bolsonaro, que tem uma reprovação de mais de um quarto da população segundo algumas pesquisas realizadas recentemente,  confirmou presença em uma manifestação a seu favor na Avenida Paulista, além deste local, há outros lugares do país que também deve ter eventos a favor o presidente. Alguns apoiadores dizem que será um momento de virada de chave na política brasileira.

 

Quarta-Feira: Nenhum dado relevante no mercado.

 

ações abaixo de 15 reais Quinta feira: O dia será marcado no mercado pela taxa de juros da zona do euro. Depois de digerida a tensão do dia 7 de setembro, os investidores terão um dia agitado na quinta feira (9), quando o Banco Central Europeu decidirá o futuro da política monetária da zona do euro. Vale lembrar que na Europa a preocupação cm a inflação é mais reduzida e relação ao Brasil e os Estados Unidos. Mesmo assim, a expectativa é de que a autoridade monetária comece a reduzir os estímulos ainda neste ano.

No mesmo dia, aqui no Brasil, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) divulgará o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês anterior, o indicador acelerou e chegou a 0,96%, ante 0,53% em junho. Trata-se do maior resultado para o mês desde 2002. A inflação oficial acumula alta de 4,76% no ano e de 8,99% nos últimos 12 meses.

Sexta- Feira: Na sexta será dia de dados das Vendas no Varejo, o mesmo IBGE apresentará ao mercado as vendas no varejo de julho. Em junho, o indicador recuou 1,7%, após registrar alta por dois meses seguidos. Foi a maior retração do ano e a segunda maior queda para um mês de junho em toada a séria histórica, iniciada em 2000.

Também na sexta, os investidores terão o dado do Índice de Preços dos Produtos (IPP) dos Estados Unidos. Em junho, o indicador continuou a tendência de alta e avançou 1%, pouco acima da expectativa de Wall Street. O Índice de Inflação nos Estados Unidos pode, assim como o 7 de setembro e o IPCA, mexer com os mercados e está entre os principais eventos da semana.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!