Geral

Polygon lança recurso de queima: O que podemos esperar disso?

Postado por em 18 de December de 2021 , marcado como

A Polygon é uma rede de blockchain indiana, que acaba de receber e fazer a implementação da atualização Ethereum EIP-1559. Por meio dessa atualização, será introduzido um mecanismo que faz a redução de taxas de operação e ainda promove o processamento de todas as transações que são baseadas em leilão.

O que sabemos, até agora, sobre a redução de taxas e o mecanismo de queima de tokens da Polygon

Esse mecanismo de queima de taxas da Ethereum fez com que fosse alterada totalmente o que chamamos de token-economia da própria rede. Isso também fez com que a moeda tivesse seu desempenho bastante alterado na sua própria comunidade. No entanto, após movimentadas e concorridas discussões dentro da comunidade da rede Polygon, a decisão de testar a atualização promovida pela Ethereum foi aceita. Ela passará a ser testada no chamado “testnet” da Polygon, que fica em Mumbai.

A atualização de nome EIP-1559 faz com que o mecanismo de transações mais tradicional, que funciona por meio de leilões seja totalmente removido. Além disso, adiciona também uma taxa básica para todos os tipos de transações. Além disso, haverá também a taxa de prioridade em transações. Essa taxa será utilizada para que se possa acelerar uma transação, colocando-a como prioritária naqueles períodos de maior congestionamento da rede.

Por fim, essa taxa básica será queimada, tal como acontece já na rede de blockchain da Ethereum.

Saiba mais: Bitfy atinge R$ 120 milhões em valor de mercado com investimento da Algorand e DASH

dApps será o maior beneficiado pela atualização

De todos os protocolos da Polygon, certamente o que será mais beneficiado com a atualização, de acordo com os desenvolvedores da rede, será o dApps. Com a remoção de uma estrutura de pagamento de taxas baseada em um formato de leilão, teremos maior comodidade para os usuários que utilizam o dApps. Isso porque, sobretudo, haverá maior previsibilidade em relação às taxas cobradas a cada transação.

O que o mercado sinaliza, com isso, a respeito do preço do MATIC?

A oferta de MATIC, em caráter simbólico, está fixada em 10 bilhões de dólares. Com isso, a redução da oferta realmente poderá ter um efeito deflacionário. No entanto, o mecanismo de cobrança utilizado pela Polygon não aparenta ter um efeito tão grande em reação ao aumento contínuo no valor dessa proposta inicial de venda de MATIC.

Vale lembrar que, como em qualquer outro tipo de ativo, a ação sobre o seu preço está totalmente ligada à sua usabilidade. Esse é um valor fundamental e desperta o interesse especulativo. Se todos os critérios de uma moeda realmente puderem ser atendidos por ela, o seu efeito deflacionário pode, dessa forma, oferecer um resultado muito positivo para o mercado.

Da mesma maneira, os validadores e delegadores da rede Polygon serão afetados também por essa atualização. Todas as recompensas que a rede promove são distribuídas em tokens MATIC. Assim, como ele se tornará deflacionário, o impacto no valor dessa distribuição será realmente sentido.

Após a implementação dessa atualização, os desenvolvedores da Polygon esperam que a rede realmente fique menos congestionada. Como aumentará, de forma automática, a taxa básica, talvez mais usuários possam utilizá-la de forma mais racional, uma vez que a próxima transação sempre exigirá uma taxa maior, que fará com que as transações de spam sejam reduzidas de forma bastante considerável. Bem, pelo menos é isso o que se espera do futuro da rede Polygon.

Saiba mais: Cartão cashback BTG+: Saiba mais sobre o programa de benefícios

Ok, mas o que a queima de tokens representa na prática para quem usa a Polygon?

Quando uma rede promove a chamada queima de tokens, ou, ainda, coin burn, temos como resultado prático o processo de remoção permanente de uma parte das criptomoedas em estoque ou em circulação. Isso faz com que a sua oferta seja diminuída.

Aí, a prática é bastante simples e é uma das principais leis do mercado: quanto maior a oferta de um ativo, qualquer que seja ele, menor tende a ser o seu valor. Dessa forma, mesmo que pareça ser uma medida realmente extrema, o processo de queima de tokens contribui com um melhor controle do mercado e, assim, com a manutenção da valorização do ativo.

Ainda que isso não ocorra em blockchains como a do Bitcoin ou mesmo da Ethereum, a queima de tokens não é uma novidade. É utilizada com frequência por diversas redes de blockchain como uma maneira de controle do seu mercado.

Isso só acontece na blockchain e com criptomoedas? Não! Empresas públicas compram frequentemente suas próprias ações como uma forma de manter seu mercado mais controlado.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!