Geral

Uniswap busca financeirização de NFTs e faz novas negociações com protocolos de empréstimos

Postado por em 31 de August de 2022 , marcado como , , ,

De acordo com uma publicação do chefe de produtos NFTs da Uniswap, a exchange está buscando contatos com diferentes protocolos de empréstimos baseados em NFTs para, então, construir um projeto de financeirização de NFTs diretamente via exchange.

A exchange Uniswap está, de acordo com uma publicação de Scott Lewis, chefe de produtos baseados em NFTs da exchange, envolvida em diferentes negociações com vários protocolos de empréstimos de tokens não-fungíveis.

Em sua publicação, Lewis deixa claro o interesse da Uniswap em lidar com problemas de liquidez e, ainda, com a chamada assimetria de informações que está relacionada com os NFTs. Em uma tradução livre, Lewis diz que a Uniswap é a interface para toda a liquidez de NFTs e que estão em conversações com empréstimos de NFTs. De acordo com ele, a empresa está trabalhando com cada um dos sete potenciais parceiros para resolver tanto a fragmentação de liquidez e, ainda, a assimetria de informações. Esse seria o primeiro passo para construir, então, o processo de financeirização de NFTs. A publicação foi feita no Twitter pela conta @Scott_eth no dia 23 de agosto de 2022.

O objetivo da Uniswap em relação a essas conversas e eventuais colaborações com diferentes protocolos para empréstimos pode ser, de fato, a financeirização dos NFTs. No entanto, usuários do Twitter tiveram diferentes reações. Algumas delas, mais objetivas, falaram a respeito da solidificação do futuro do DeFi, nas finanças descentralizadas.

Saiba mais: O que é o Fuzzle? Conheça seu novo companheiro de inteligência artificial

A Uniswap tem dado importantes passos para tornar os NFTs parte da sua cesta de serviços

É fato que nos últimos meses a Uniswap tem dado passos importantes para fazer com que a atividade envolvendo NFTs seja, cada vez mais, parte da sua oferta de serviços para os seus clientes. Atualmente a exchange é uma das maiores do mercado, sendo, talvez, a mais importante DEX do mundo – DEX é uma exchange descentralizada, diferente da Binance, por exemplo. A Uniswap é responsável direta por mais de 6 bilhões de dólares que estão depositados em seus diferentes pools de liquidez.

No último mês de junho a empresa apresentou a aquisição da Genie, uma plataforma responsável por fazer a agregação de diferentes mercados de NFTs, permitindo, por meio dela, que seus usuários possam encontrar e negociar ativos digitais na maioria das plataformas.

Pouco tempo depois da aquisição da Genie, mais uma vez em sua conta no Twitter, Lewis tratou do novo plano da Uniswap, que mira na introdução de NFTs com suporte total ao chamado Sudoswap. O Sudoswap é uma das mais importantes ferramentas da Uniswap, que permite diferentes transações anônimas sobre vendas de NFTs e, ainda, sobre a criação de pools de liquidez de NFTs.

Essa não foi, no entanto, a estreia da Uniswap no mercado de NFTs. Talvez o que pode ser considerado como o primeiro passo nesse mercado ocorreu ainda em 2019, quando o Unisocks foi lançado. Esse foi o primeiro pool de liquidez de NFTs da Uniswap.

No entanto, o impulso que tem lançado a Uniswap para diferentes atividades envolvendo NFTs tem ocorrido conforme esses ativos digitais ganham não só maior tração, mas maior utilidade, tanto dentro quanto fora do espaço DeFi.

As indústrias, agora, estão utilizando esses tipos de ativos tokenizados para diferentes funções, tais como contratos imobiliários e, ainda, moedas digitais colecionáveis.

Nesse contexto, o céu é realmente o limite para a Uniswap e para, sobretudo, a indústria de NFTs.

Saiba mais: Myria ativa sua layer 2 e os seus SDKs

O que é a Uniswap?

A Uniswap é uma das mais importantes exchanges descentralizadas do mercado e está sediada na blockchain Ethereum.

Enquanto a grande maioria das negociações de criptomoedas acontecem em exchanges centralizadas, como a Binance e a Coinbase, esse outro formato de exchange vem na contramão. As exchanges centralizadas são regidas por autoridades únicas, tais como uma bolsa de valores – por conta disso, essa tem sido a melhor comparação adotada para esse tipo de mercado de ativos.

Por meio dessas exchanges centralizadas é necessário que os usuários depositem fundos para habilitarem-se para fazer negociações, que são baseadas em um livro de ordens de compra e de venda.

A Uniswap é completamente diferente disso. Ela não pertence, em si, a nenhuma entidade e usa um modelo de negociações chamado protocolo de liquidez automatizado. Seu código é totalmente aberto, o que quer dizer que você pode criar a sua própria exchange descentralizada utilizando seu recurso de programação.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!