Seguindo os passos do Google e Facebook, o Twitter é a mais recente plataforma que caminha rumo a proibição das criptomoedas. De acordo com a Sky News, o banimento de anúncios no Twitter entrará em vigor em duas semanas.
(Foto: Pixabay)
A plataforma de microblogs irá bloquear anúncios de Initial Coin Offerings (ICOs), carteiras de criptomoedas e casas de câmbio. Notavelmente, a proibição terá exceções limitadas, visto que após rigorosa verificação, as empresas legítimas poderão continuar anunciando seus produtos e serviços.
O movimento é relevante – pois o Twitter é uma plataforma popular na esfera de criptomoedas – e talvez esperado, já que no começo desse mês o CEO da companhia, Jack Dorsey revelou estar agindo contra fraudes que sequestraram contas verificadas para enganar os usuários.
Dessa forma, a proibição dos anúncios de criptomoedas pode ser parte de sua repressão contra golpistas. O gigante das redes sociais, o Facebook, fez uma jogada semelhante no começo desse ano, banindo toda e qualquer propaganda relacionadas às moedas virtuais para proteger os mais 2.7 bilhões de usuários.
Na época, a empresa revelou que a política era intencionalmente ampla, pois tentava “trabalhar para melhor detectar práticas de publicidade enganosas e depreciativas”.
O Goolge segue a mesma trilha e anunciou que promoverá o banimento total das propagandas em junho de 2018, como parte da política de serviços financeiros recentemente atualizada.
Quando a medida foi revelada, o diretor de anúncios sustentáveis do Google, Scott Spencer, explicou que o movimento era uma medida de precaução.
“Nós não temos uma bola de cristal para saber o que acontecerá no futuro com as criptomoedas, mas nós já vimos danos suficientes aos consumidores que esta se tornou uma área que queremos abordar com cautela”.
Tanto o Facebook quanto o Google também baniram anúncios de compras de opções binárias. Como pontua o Sky News, essa proibição segue o lançamento do Action Fraud, que mostrou que as perdas das vitimas na Grã-Bretanha cresceram 400 mil % em seis anos.
Essas plataformas estão banindo as criptomoedas em um momento em que o mercado sofre um período de baixas. O Bitcoin, a principal criptomoeda, caiu de um máximo histórico de US$ 19 mil em meados de dezembro para US$ 5,900 em fevereiro.
Além disso, com o mercado em queda permanece a conversa interminável de que o Bitcoin não passa de uma bolha. Essa ideia foi, recentemente, corroborada pelo CFO da Visa, Vasant Prabhu, ao argumentar que ele reconhece o mercado como uma bolha e os investidores inexperientes não têm “ideia do que estão fazendo”.
Fonte: CCN
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