Com o movimento do blockchain ganhando impulso, é fácil argumentar que o número crescente de grandes empresas interessadas na tecnologia não passa de apropriação e lucro – em vez de ser uma decisão que se baseia no interesse pela inovação.
Sem sombra de dúvidas, investir na tecnologia é um caminho muito procurado por companhias que almejam vantagens competitivas. Mas não só isso. Como é fácil perceber, o blockchain tem vantagens que não só melhoram os processos empresariais mas a própria relação dos clientes com os produtos.
Pensando nisso, hoje abordaremos 3 lições fundamentais que as grandes líderes podem oferecer para startups que buscam vantagens nos seus setores.
A crescente popularidade das criptomoedas significa, também, um maior número de pessoas querendo fazer parte do movimento. No entanto, é bom deixar claro que o blockchain não é capaz de resolver todos os problemas do mundo, como muitas pessoas querem acreditar.
Ou seja, tentar aplicar o blockchain em qualquer plataforma existente pode resultar em um projeto descartável e perda de dinheiro. A melhor solução é encontrar um uso prático para que a tecnologia possa agregar valor.
Um exemplo é a proposta da automobilística Ford. A companhia tem como objetivo investir na tecnologia blockchain para permitir que seus carros se comuniquem na estrada e, assim, possa aliviar o congestionamento.
Por meio de um token, os veículos poderão negociar criptomoedas simbólicas entre si de uma forma possam diminuir a velocidade ou permitir a ultrapassagem de outro automóvel.
Dessa forma, os pagamentos simbólicos seriam utilizados como uma espécie de “crédito de estrada” dentro do sistema proposto.
Empresas com alto nível corporativo no varejo ou logística precisam lidar com a complexidade da cadeia de suprimentos. Uma das maiores vantagens do blockchain é a imutabilidade das informações que ficam registradas no seu livro-razão.
O Walmart, por exemplo, já tomou a iniciativa de criar uma plataforma que rastreia produtos alimentícios desde sua origem até o momento que vão para as prateleiras.
Ao utilizar o blockchain, ouras empresas podem acompanhar seus produtos da mesma forma, permitindo que cada bloco da cadeia possua dados incontroversos.
No caso do Walmart significa reduzir a probabilidade de produtos vencidos. Para as pequenas startups representa o aumento da transparência, da responsabilidade e da segurança em toda a cadeia de suprimentos.
Outro benefício altamente elogiado da tecnologia é a sua capacidade de tokenizacão, que pode ser usada para comprar serviços no aplicativo ou fornecer recompensas e incentivos para os usuários.
Isso permite que as empresas criem ecossistemas de valor agregado que recompensam os clientes por contribuírem e reinvestirem seus tokens de volta na empresa.
A tokenização já está sendo implementada por grandes marcar e sendo rapidamente adotada como uma estratégia de marketing.
Um bom caso de uso é da fabricante de café italiana Latesso. A empresa está incluindo endereços de tokens em seus produtos, no qual os usuários podem resgatar prêmios online e até mesmo trocar por moeda fiat.
Como pudemos conferir nos exemplos acima, ao prestar atenção às principais tendências e estratégias realizadas pelas grandes marcas, as startups podem encontrar maneiras de oferecer serviços exclusivos que aproveitam ao máximo os atributos e benefícios do blockchain.
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