Geral

Tonga pode seguir passos de El Salvador e legalizar o Bitcoin

Postado por em 13 de January de 2022 , marcado como ,

Tonga pode ser o próximo país no mundo a legalizar o Bitcoin e usá-lo como moeda.

Em uma decisão que é quase idêntica à lei de El Salvador, o tonganês Lord Fusitu’a prenunciou que seu país poderá legalizar o Bitcoin até novembro desse ano.

Tonga segue precedente de El Salvador

Na quarta-feira (12), um ex-legislador da nação insular do Pacífico de Tonga compartilhou uma conduta para legalizar o Bitcoin.

Em diversos de seus tweets, Lord Fusitu’a, divulgou um ETA para que o Bitcoin se torne uma moeda legal em Tonga.

Imitando o manual de El Salvador, a transformação seria capaz de integrar mais de 100.000 tonganeses à rede do Bitcoin.

Em seu projeto de cinco pontos, o presidente da Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção relata como deve ser para adotar o Bitcoin:

“1. Projeto de lei de setembro/outubro vai ao Parlamento. Passou.
2. Enviado ao Escritório do Palácio para submissão a Sua Majestade para aprovação real.
3. 2-3 Semanas Observado por Gov data de ativação definida.
4. Na data de ativação o #BTC passa a ter curso legal.
https://t.co/TNjQjeEbjN
— Lord Fusitu’a (@LordFusitua) 12 de janeiro de 2022

Em um comentário, Fusitu’a falou que o projeto é “modelado e é quase idêntico ao projeto de El Salvador”.

Boom! Bitcoin deve ser legalizado em mais um país

Com a divulgação, surgiram muitos questionamentos, suposições e júbilo absoluto do Bitcoin Twitter antes que o tonganês explicasse tudo.

Ele respondeu com motivação que o cronograma para o BTC se legalizar poderia acontecer em novembro ou dezembro de 2022: “Boom! Somos nós, irmão!” em um tweet.

No ano passado, houve grande especulação de que Tonga se tornaria um dos próximos países a legalizar o BTC.

Essa “investigação” alcançou um pico de febre depois de um podcast que Lord Fusitu’a realizou com o Bitcoiner Peter McCormack, de Bedford.

Ao longo da conversa, o então parlamentar anunciou o caso de remessa para legalizar o BTC. Ele comentou que a legalização causaria:

“Um aumento da renda disponível em 30%. Com esses 30% extras, algumas (pessoas) vão economizar em vez de colocá-los na economia e estocar sats.”

Tonga é uma nação de uma ilha remota que necessita de remessas de países, dos quais abrange Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

A International Finance Corporation calcula que Tonga recebe mais renda de remessas do que qualquer outro país do mundo, contribuindo com até 30% da renda familiar.

Fora isso, ao mesmo tempo em que a população tonganesa conta com somente seis dígitos, a disseminação tonganesa é ampla.

A Organização Internacional para as Migrações conta com uma população tonganesa que vive no exterior em 126.000, com até 18.000 tonganeses na Austrália.

Uso de remessas internacionais pode estar no centro da decisão em Tonga

A questão do uso de remessas foi um dos principais agentes motivacionais para El Salvador legalizar o BTC.

Segundo o Banco Mundial, as remessas de Tonga como porcentagem do produto interno bruto é consideravelmente maior do que a de El Salvador, em 39% vs. 24%, respectivamente.

Ele aprovou que Tonga seria capaz de criar uma economia circular do BTC e que é “um dos poucos casos em que ser um pequeno arquipélago de reinos insulares escassamente povoado é uma vantagem”.

Quando os serviços de internet das ilhas foram questionados, o tonganês declarou que as taxas de penetração de internet e smartphones ultrapassaram 90%.

Os números mais recentes do Banco Mundial – mesmo que de cinco anos atrás, em 2017 – apresentam que Tonga está com 50% de penetração da Internet entre sua população.

Colocar as ilhas online poderá levar um bom tempo, mas Fusitu’a é rígido quando se trata do futuro do BTC em seu país:

“Uma economia que usa bitcoin para pagamento em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Da semente à mesa. Pague por raízes de mandioca e gado em bitcoin do fornecedor agrícola até a garçonete que serve para você no bar de carnes da Kardo e cada passo intermediário em #BTC https://t.co/oR48NGzTGm”
— Lord Fusitu’a (@LordFusitua) 13 de janeiro de 2022

Para um guia sobre como comprar Bitcoin, clique no link!

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!