A Solana foi lançada em 2020 e desde então já sofreu oito interrupções, sendo que cinco delas ocorreram apenas em 2022, com uma parada de 18 horas de duração ocorrida em setembro de 2021. Com isso, o criador da principal Ethereum Killer do mercado aponta, em tom de brincadeira, uma “maldição” que paira sobre a altcoin.
Nessa interrupção, dessa vez, a criptomoeda ficou fora do ar porque um node, um único node, derrubou toda a rede. Por causa disso, todas as transações da criptomoeda ficaram pairando em um enorme limbo, deixando uma série de blocos pendentes de validação.
Mesmo com a crescente popularidade da sua criptomoeda e da sua rede como um todo, a Solana já ficou fora do ar pelo menos oito vezes desde o seu lançamento, sendo uma das paradas mais longas cerca de 18 horas interruptas. Por conta disso, todas as carteiras dos traders de Solana acabaram por registrar declínio, porque não conseguiam movimentar seus criptoativos.
No início desse ano, novamente os investidores da rede Solana tiveram de enfrentar interrupções na rede, que acabaram por acontecer em diferentes momentos, durante vários meses.
Com isso, a confiança na rede acaba por ser prejudicada, bem como a confiança do investidor, que acaba por “depender da sorte” para ter seus ativos adequadamente disponíveis para suas transações e para as movimentações que desejarem fazer.
Na sexta-feira, dia 30, novamente a rede Solana deixou de processar transações. Como resposta necessária ao seu mercado, os seus desenvolvedores afirmaram que a rede estava indisponível, mas que estavam trabalhando interruptamente para diagnosticar o problema e, aí então, reiniciar a rede.
Em seu site oficial, uma informação da equipe de desenvolvimento e gestão da rede foi postada, afirmando que a rede apresentava desempenho degradado e que, por conta disso e a fim de normalizar o fluxo de trabalho, os desenvolvedores estavam dedicados a identificar qual o erro de funcionamento e, aí então, corrigir o problema adequadamente.
Logo depois que foi feita a atualização da rede e o erro foi sanado, a Solana emitiu um comunicado em que informava que a rede estava interrompida completamente e que não seria, por conta disso, capaz de processar qualquer tipo de transação.
De acordo com o perfil “Solana Status”, no Twitter, a rede estava passando por uma interrupção e, por conta disso, era incapaz de processar transações. Dessa forma, os desenvolvedores do ecossistema como um todo estavam trabalhando para diagnosticar rapidamente o problema e, então, reiniciar a rede. O perfil ainda afirmava que outras informações seriam disponibilizadas em breve.
Por trás da queda e da interrupção da rede Solana havia apenas um node mal configurado, disseram validadores da rede, que usaram também o Twitter para comentar o ocorrido.
De acordo com um dos validadores, em uma série de tweets, um outro node mal configurado acabou por causar uma partição totalmente irrecuperável na rede. Isso ocorreu porque esse validador estava executando uma instância duplicada.
Ou seja: quando o validador em questão tinha de produzir um bloco, acabava por produzir um de cada instância para um mesmo slot. Dessa maneira, alguns validadores viam apenas um bloco e outros não. Assim, era impossível concordar com qual estava correto.
Laine, também no Twitter, disse que a rede deveria, por conta disso, ser reiniciada, afirmando que a rede exige 80% da participação para que a rede possa ser reinicializada de forma bem-sucedida.
Saiba mais: XRP dispara 10% com decisão positiva para a Ripple versus SEC, nos Estados Unidos
A reinicialização da rede Solana, com a interrupção de sexta-feira, poderia demorar cerca de duas horas. Nesse período, o valor do token tropeçou e caiu 5%.
Isso poderia ser pouco se considerado o volume tradicional de oscilação do mercado criptográfico, mas no valor acumulado do ano o token SOL já perdeu 81% do seu valor.
A Solana sempre foi a autoproclamada Ethereum Killer e, realmente, nasceu para ser uma grande criptomoeda, por ter um projeto muito sustentável, ecológico e pronto para o sucesso. No entanto, com todos esses erros de percalços, está acabando por minar a confiança dos seus investidores, e, certamente, mais uma interrupção não a ajuda em quase nada.
Mais do que uma maldição: estamos falando da competência da rede sobre a sua proposta.
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!