Mercado

Solana derrete 50% e há indícios de morte real da criptomoeda

Postado por em 16 de November de 2022 , marcado como

A criptomoeda Solana, que já foi uma das mais promissoras do mercado, despencou cerca de 50% nas últimas horas. Esse momento pode ser resultado do colapso da FTX, que era a principal apoiadora do projeto. Agora, com isso, o momento de incerteza que a Solana vem passando pode servir como um gap para que seus concorrentes se fortaleçam ainda mais.

Nos últimos sete dias a criptomoeda Solana já enfrenta perdas de 57,4%. Nesse momento, esse valor de perda é muito maior do que o de outros criptoativos no mercado quando considerado, justamente, o valor de mercado. Para que seja possível compreender a importância dessa perda, basta compará-la com a de outras criptomoedas, como a Ether, por exemplo.

Se comparada com a Ethereum, as perdas da Solana são ainda maiores, mesmo em um momento em que o mercado sofre uma grande tensão ocasionada pela quebra da FTX, uma das maiores corretoras de todos os tempos, rival direta da Coinbase e da Binance. Em uma comparação direta, as perdas da Solana, quando relacionadas à Ether, ficam na casa de 150%.

Por conta disso, os investidores agora estão se preocupando se esses não são os sinais do fim da Solana. Enquanto alguns correm para liquidar suas posições em uma tentativa de gerar lucro ou mitigar o prejuízo, outros acabam segurando as suas criptomoedas até o fim, como uma tentativa de resguardar a própria blockchain.

Nesse cenário de incertezas, há uma grande dúvida sobre o futuro da Solana, que paira no ar. Será que a criptomoeda ainda tem alguma salvação?

Saiba mais: FTX é suspensa no Japão e pede falência nos Estados Unidos; Sam Bankman-Fried renuncia

A queda da Solana

Os dados que revelam a queda as Solana explicam que pode haver relação entre a criptomoeda e a Alameda Research, segundo Ayron Ferreira, analista-chefe da casa de análise Tatanium Asset. De acordo com Ayron, a Alameda Research foi mais que o pivô da crise da FTX, sendo também uma das maiores investidoras da Solana em todos os tempos.

Vale lembrar que a Sam Bankman-Fried, agora em paradeiro desconhecido pelas autoridades, era um grande apoiador do projeto Solana, que nasceu com a proposta de ser um Ethereum Killer.

A proximidade entre a Alameda Research com a Solana, no entanto, não pode ser apontada como a única causa que figura por trás da queda da criptomoeda. De acordo com o analista-chefe, foi a presença de 1,16 bilhão de dólares em Solana no balanço da Alameda que criou um grande temor que os ativos fossem despejados no mercado.

Se isso ocorresse, haveria a completa dissolução do ecossistema Solana e, por conseguinte, de certa forma, foi o que ocorreu. Isso porque, quando os investidores viram esse montante de Solana nas contas da Alameda Research, a primeira coisa pensada foi a de vender.

Com a venda, como reflexo do risco de a Alameda despejar esses tokens no mercado, o que ocorreu é que o valor do token começou a despencar pelo próprio movimento dos investidores.

Dessa forma, a valorização da criptomoeda começou a perder espaço rapidamente, e, como resultado disso, temos hoje uma queda de mais de 50% no valor do criptoativo.

Saiba mais: Os fãs de futebol podem ganhar até US$ 150.000 em prêmios jogando Jogo de previsão da Copa do Mundo do Casino de cripto Duelbits

Seria esse o fim da Solana?

A comunidade de investidores da Solana é bastante conhecida por ser muito engajada e fiel ao projeto, mas isso não quer dizer que desejem, de alguma forma, colocar seus investimentos em risco.

Mesmo quando o projeto ficou fora do ar, por cinco vezes diferentes, os investidores abandonaram o barco da Solana.

No entanto, dessa vez há um risco bastante real de que a Solana acabe tendo o seu fim decretado pelo próprio mercado.

Apesar da possibilidade de a Solana acabar, há ainda uma chance muito maior de que a situação, quando chegar a um ponto ainda mais crítico, acabe por ser resolvida com um resgate feito por alguma corretora, posto esse que, mais naturalmente, seria ocupado pela própria FTX.

Agora, sem esse importante player no mercado, fica realmente complicado afirmar qual seria o salvador do token ou se a sua própria comunidade, engajada e fiel, teria condições de assumir novamente o risco de apostar em um projeto que já se mostrou, por vezes, deveras complicado.

Ainda assim, é possível afirmar que a Solana está a um passo de precisar ser socorrida, dado que sua queda ainda é brutal.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!