Tecnologia

Rede Bitcoin Cash atualiza o tamanho do bloco para 32MB

Postado por em 17 de maio de 2018 , marcado como , , , ,

Conforme prometido, a rede Bitcoin Cash (BCH) atualizou o protocolo blockchain em aproximadamente 1:54 EDT, ampliando o tamanho do bloco atual de 8 MB para 32 MB.

A mudança de consenso é um dos maiores aumentos de tamanho de bloco da história do blockchain.

(Foto: Pixabay)

Considerada a primeira moeda digital a surgir de um hard fork do blockchain do Bitcoin, o BCH executa agora o seu próprio hard fork, com atualizações por toda a rede.

A implementação bem sucedida das novas regras de consenso entrou em vigor no ponto 530356 do bloco e conta com três mudanças notáveis. São elas: o aumento do bloco para 32MB, e crescimento do portador de dados padrão para 220 bytes e a reativação do Satoshi OP_Codes, desabilitado anteriormente.

Expansão do bloco: 32 MB

A primeira e maior mudança nas regras do consenso do Bitcoin Cash é, sem dúvida, o aumento do tamanho do bloco em 4 vezes. Com a nova configuração de 32MB será possível que uma grande quantidade de transações passe pela rede com taxas consistentes e baratas.

Embora a rede do Bitcoin Cash estivesse longe de atingir o volume máximo de 8MB, os desenvolvedores argumentam que o “enchimento” do bloco seria uma questão de tempo, visto que o fluxo da rede cresce exponencial.

Portador de dados: 220 bytes

Outra mudança notável na rede Bitcoin Cash é o aumento do tamanho padrão do portador de dados do blockchain de 80 bytes para 220 bytes. Isso permite um recursos OP_Return mais robusto, uma maneira relativamente barata de incorporar dados na cadeia BCH.

Basicamente o OP_Return é um código de script usado para marcar transações como inválidas, mas muitos entusiastas da criptomoeda defendiam que o recurso OP_Return deveria gravar um conjunto avançado de dados e não apenas transações financeiras.

O assunto gerou polêmica em 2014, quando os desenvolvedores da rede Bitcoin (BTC) acreditavam que “armazenar dados arbitrários no blockchain é uma má ideia”, restringindo o armazenamento a dados financeiros. Para os desenvolvedores da época, esse tipo de uso do blockchain era considerado spam e uma maneira de sobrecarregar a rede.

Com a cadeia do Bitcoin Cash atualizada para 32MB e o aumento do portador de dados para 220 bytes, será permitido que a comunidade desenvolva todos os tipos de inovação – como a criação de meta-protocolos sobre um blockchain seguro.

Contratos inteligentes: reativados

Por último, mas não menos importante, está a reativação do Satoshi OP_Codes, que se constituem em códigos que executam operações específicas utilizando uma linguagem interna chamada Script. Ou pode ser interpretada também como novos recursos de contratos inteligentes.

A maioria dos OP_Codes foi desabilitada no início do desenvolvimento do protocolo de Bitcoin e muitos usuários acreditam que essa linguagem poderia trazer novas funcionalidades para a rede BCH.

Os entusiastas defendem que a volta dos OP_Codes para a rede melhorará a nossa compreensão dos códigos originalmente adicionados por Satoshi, como operações com múltiplas assinaturas, moedas coloridas, compiladores de contratos inteligentes e técnicas de envio 0-confirmation.

A bifurcação da rede não gerará uma nova moeda, visto que as novas regras serão adotadas por todos os participantes da rede Bitcoin Cash. Mas a recente atualização eleva o BCH a um novo patamar, com o alcance desse marco histórico.

Fonte: News.Bitcoin

loading...