Casos de uso

Projeto da Nokia utiliza blockchain para melhorar sistema de saúde

Postado por em 19 de dezembro de 2017 , marcado como , ,

Se por um lado o acesso aos dados de saúde vem melhorando com a evolução da tecnologia, por outro eles ainda não são explorados em seu máximo potencial; devido, principalmente, as preocupações com a privacidade e a autenticidade das informações. Mas o uso da tecnologia blockchain pode enriquecer este cenário.

(Foto: Pixabay)

A Nokia estabeleceu uma parceria com o OP Financial Group, uma companhia de serviços financeiros sediado na Finlândia, a fim de utilizar a tecnologia blockchain para estabelecer mais confiança na gestão dos dados de saúde. De acordo com o blog da Nokia, o propósito do projeto piloto, que envolve 100 pessoas, é proporcionar ao indivíduo maior controle sobre seus dados pessoais de saúde.

Benefícios do Blockchain

A tecnologia de blockcahin pode dar às pessoas maior controle sobre com quem elas compartilham suas informações de saúde. O registro é armazenado por partes que podem ter interesses concorrentes e diferem dos serviços centralizados como o Google, o Facebook e o Dropbox.

Sob o projeto piloto, qualquer dado que os usuários desejam compartilhar são criptografados e podem ser acessados apenas pelos participantes autorizados. O proprietário dos dados usa o Nokia Steel HR para compartilhar suas informações e disponibilizar a prova de autenticidade do dado.

Os usuários compartilham suas informações a partir de seus dispositivos wearable da Nokia e são recompensados por faze-lo. As atividades diárias dos participantes são compartilhadas através do aplicativo, criando assim um registro privado no blockchain. O OP automaticamente recompensa os usuários com pontos baseados em quais passos eles tomaram rumo aos seus objetivos fitness.

Novas possibilidades

O projeto piloto iluminará as possibilidade de modelos de incentivo, como os seguros saúde e programas de suporte que promovam estilos de vida saudáveis.

Os organizadores do projeto acreditam que só será possível promover recomendações confiaveis sobre questões de saúde e extrair informações ao estabelecer a confiança dos usuários. A plataforma de blockchain da Nokia foi desenhadas para resolver esse problema. A empresa acredita que a colaboração com a OP marca um passo na criação de um ecossistema global de saúde que beneficiará tanto individual quanto socialmente.

Fonte: CCN