Geral

Notícias sobre o panorama do mundo das criptomoedas para começar o dia

Postado por em 17 de March de 2022 , marcado como

Uma das maiores revoluções no campo da inovação e tecnologia já vistas na história da humanidade foi o desenvolvimento do sistema Blockchain, por autoria de Satoshi Nakamoto; um pseudônimo responsável por desenvolver o conceito.

Atualmente, o conceito de Blockchain é responsável por possibilitar desde transações financeiras das mais simples, como as bancárias, até transações realizadas no mundo das criptomoedas.

No entanto, assim como qualquer novo recurso, técnica ou metodologia econômica e financeira, o mercado de criptomoedas tende a sofrer regulamentações legais ao longo do tempo, para que o mercado possa ser fiscalizado de maneira efetiva, principalmente.

Inclusive, uma das notícias que mais abalou os investidores, empresas, corretoras e mineradores de Bitcoin foi a sinalização do Banco Central dos Estados Unidos em direção à regulamentação deste mercado.

Entrar no mundo das criptomoedas e cripto transações pode não ser das tarefas mais simples de todas, sobretudo com a regulamentação prevista para vir, sendo claramente um exemplo de conhecimento científico e técnico dentro do ramo da economia, atualmente.

Pensando neste contexto e no dinamismo que envolve este mercado, vejamos juntos algumas das principais notícias relativas ao mundo das criptomoedas desde o início de 2022.

Regulamentações no mercado de criptomoedas nos EUA

Começando justamente pela regulamentação deste mercado por parte do Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, temos uma das maiores mudanças para os entusiastas inseridos neste mercado em muito tempo.

Ao final do mês de novembro de 2021, o presidente Joe Biden declarou que transações superiores a 10.000 dólares em ativos digitais deverão, obrigatoriamente, ser declaradas ao IRS, o Internal Revenue Service, que é basicamente o imposto de renda de lá.

Essa nova regulamentação entrará em vigência a partir do ano de 2024 mas seus sinais já foram sentidos por diferentes investidores e corretoras.

Novamente, é necessário observar que com o aumento da regulamentação deste mercado, o perfil de investidores será refinado àqueles que também dominam conceitos burocráticos e legais, diferenciando o senso comum e o conhecimento científico e prático para investir.

No entanto, essa mudança teve um impacto expressivo no mercado e na economia, visto que grande parte das transações em ativos digitais superam o valor dos 10.000 dólares.

A tendência, segundo especialistas, é que ano após ano o mercado de criptomoedas, especialmente de Bitcoins, seja cada vez mais regulamentado, assim como o mercado físico tradicional.

Bitcoin e Ethereum em baixa, mas por que?

De acordo com um dos maiores portais sobre criptomoedas do Brasil, o Portal do Bitcoin, da UOL, o Banco Central estadunidense conseguiu segurar e recuar a economia e os mercados de risco ‘’à base do grito’’.

Ou seja, o Federal Reserve conseguiu segurar a economia através do anúncio de mais juros. Claramente o mercado reagiu negativamente ao aumento das taxas de juros nos mais variados setores da economia norte-americana.

Além da questão das taxas de juros, dois fatores principais foram responsáveis pelo recuo das duas maiores criptomoedas do mercado:

  • Negociações entre a Rússia e países ocidentais
  • Ata do Federal Reserve e suas regulamentações

Todo este panorama fez com que o Bitcoin experimentasse uma queda de 1.9% na manhã de hoje (17), sendo cotado atualmente a 43.234 dólares.

Já no caso do Ethereum, seu recuo foi de 2.1 pontos percentuais, tendo seu valor cotado em 3.070 dólares na manhã de hoje (17).

Tokens lastreados em ouro

Aumenta cada vez mais o número de Tokens lastreados à barras de ouro. Ou seja, que possuem seu valor diretamente atrelado à barras de ouro.

Grande exemplos de ativos digitais que possuem seus lastros em barras de ouro são a PAX Gold e o Gold Token.

O Gold Token, no caso, foi desenvolvido e anunciado pelo banco suíço SEBA, que é voltado especificamente para a economia digital e para o mercado de criptomoedas.

Ainda de acordo com a plataforma Portal do Bitcoin, estes ativos lastreados em barras de ouro estão superando o ritmo de crescimento do mercado de criptomoedas, representando outra possível evolução do mercado, desde seu surgimento com o sistema Blockchain.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!