Com a volta do mercado bullish e o BTC se mantendo em patamares cada vez mais elevados, algumas altcoins vem se destacando em performance. Esse foi o caso da LUNA, que valorizou cerca de 450% dentro de 35 dias, conquistando o top 12 no ranking de capitalização de mercado.
alt: Gráfico indicando alta de 450% nos últimos 35 dias.
LUNA é o token nativo de uma plataforma chamada Terra que tem como objetivo emitir e garantir a legitimidade de uma stablecoin própria, a UST.
A empresa por trás do projeto é especializada em blockchain e se chama “Terraform Labs” fundada em 2018 pelos sul-coreanos Daniel Shin e Do Kwon.
Com toda a polêmica girando em torno de stablecoins, pode-se atribuir o sucesso desse projeto ao jeito inovador que foi criado para assegurar a veracidade dos ativos:
O token LUNA é usado como um ativo colateral (ou hedge), um garantidor de preço, de modo que 1 USD em token LUNA, é sempre conversível para 1 UST (stablecoin do projeto).
A adoção de UST vem crescendo devido à sua implementação em protocolos famosos como Mirror (MIR) e Anchor (ANC), e provavelmente continuará sendo implementado à medida que sua credibilidade como stablecoin vai sendo conquistada.
A demanda por UST indiretamente gera uma demanda por LUNA, como colateral. Com o supply definido e parte dos tokens sendo queimados a cada transação, isso dá a LUNA um caráter “deflacionário”.
A recente adoção do projeto em protocolos DeFi combinada com esses fatores citados serviram de gatilho para que o preço disparasse dessa maneira.
Mesmo com tantas altas no projeto e uma máxima histórica (ATH) recém conquistada, ainda sim é considerado um projeto pequeno em relação aos outros.
Seu market cap gira em torno de 12 bilhões de dólares, garantindo uma posição abaixo do top 10.
Se a adoção da UST continuar, podemos ver a LUNA entrar em um novo rally que a fizesse ter um market cap de no mínimo 50 bilhões de dólares.
Isso corresponde a uma valorização de mais de 300% sobre o seu preço atual.
Utilizando os dados que temos desde o início de 2021 até o dia de hoje (25/08), podemos traçar algumas projeções gráficas:
Seguindo a Extensão de Fibonacci no gráfico semanal, utilizando pontos de fundo, topo e correção, conseguimos especular alguns alvos:
alt: Gráfico com Extensão de Fibonacci traçada, com pontos e alvos destacados.
Os alvos que esse modelo busca são até o valor 1. Isso significa que eles já foram alcançados, e o ativo agora se encontra em uma região sensível batizada de descobrimento de preço.
Sua principal resistência se encontra no “alvo especulativo” 1.618 de Fibonacci, e se rompida pode alavancar fortemente o preço.
Considerando o valor de seu topo histórico em 34.66 USD como o topo desse movimento, podemos traçar umas Retração de Fibonacci para encontrarmos alvos de possíveis correções e/ou pullbacks:
alt: Gráfico com Retração de Fibonacci traçada e seus possíveis alvos.
O alvo 0.236 de Fibonacci tende a ser respeitado caso a força compradora continue atuante. Do contrário, o preço tende a corrigir até os alvos 0.5 e 0.618.
O alvo 0.618 atua como um suporte fortíssimo, sendo o melhor ponto de entrada, mas se rompido para baixo pode indicar reversão de tendência.
Adicionando duas médias móveis que agem como indicativo de tendência (MME8-1S e MM200 – 1D), é possível notar que o preço se mantém acima da Média Móvel Exponencial de 8 períodos e da Média Móvel de 200 dias.
Essas duas médias representadas pelas linhas laranja e roxa, usadas juntas, são um fortíssimo sinal de continuação de alta, levando a crer que mesmo que aconteçam correções, o preço deve se manter em crescimento.
alt: Gráfico indicando preço acima das médias MME8-1S e MM200-1D
Com todas as polêmicas envolvendo stablecoins, um projeto que fornece uma solução de um jeito inovador e que ganha mais adoção do mercado a cada dia que passa, tudo indica que a LUNA ainda é um token que pode se valorizar bastante e voltar a romper sua ATH.
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!