Análise Gráfica

Luna: análise sobre disparada de preços e nova ATH

Postado por em 26 de August de 2021 , marcado como

Com a volta do mercado bullish e o BTC se mantendo em patamares cada vez mais elevados, algumas altcoins vem se destacando em performance. Esse foi o caso da LUNA, que valorizou cerca de 450% dentro de 35 dias, conquistando o top 12 no ranking de capitalização de mercado.

alt: Gráfico indicando alta de 450% nos últimos 35 dias.

 

LUNA é o token nativo de uma plataforma chamada Terra que tem como objetivo emitir e garantir a legitimidade de uma stablecoin própria, a UST. 

A empresa por trás do projeto é especializada em blockchain e se chama “Terraform Labs” fundada em 2018 pelos sul-coreanos Daniel Shin e Do Kwon. 

Com toda a polêmica girando em torno de stablecoins, pode-se atribuir o sucesso desse projeto ao jeito inovador que foi criado para assegurar a veracidade dos ativos:

O token LUNA é usado como um ativo colateral (ou hedge), um garantidor de preço, de modo que 1 USD em token LUNA, é sempre conversível para 1 UST (stablecoin do projeto).

A adoção de UST vem crescendo devido à sua implementação em protocolos famosos como Mirror (MIR) e Anchor (ANC), e provavelmente continuará sendo implementado à medida que sua credibilidade como stablecoin vai sendo conquistada.

A demanda por UST indiretamente gera uma demanda por LUNA, como colateral. Com o supply definido e parte dos tokens sendo queimados a cada transação, isso dá a LUNA um caráter “deflacionário”. 

A recente adoção do projeto em protocolos DeFi combinada com esses fatores citados serviram de gatilho para que o preço disparasse dessa maneira. 

Agora que subiu, o que vem pela frente?

Mesmo com tantas altas no projeto e uma máxima histórica (ATH) recém conquistada, ainda sim é considerado um projeto pequeno em relação aos outros. 

Seu market cap gira em torno de 12 bilhões de dólares, garantindo uma posição abaixo do top 10. 

Se a adoção da UST continuar, podemos ver a LUNA entrar em um novo rally que a fizesse ter um market cap de no mínimo 50 bilhões de dólares. 

Isso corresponde a uma valorização de mais de 300% sobre o seu preço atual.

Utilizando os dados que temos desde o início de 2021 até o dia de hoje (25/08), podemos traçar algumas projeções gráficas:

Seguindo a Extensão de Fibonacci no gráfico semanal, utilizando pontos de fundo, topo e correção, conseguimos especular alguns alvos:

  • alvo 0.618 de Fibonacci em 17.20 USD (já alcançado após correção)
  • alvo 0.78 de Fibonacci em 20.79 USD (já alcançado após correção)
  • alvo 1.0 de Fibonacci em 25.36 USD (alcançado recentemente com ATH)
  • alvo 1.618 de Fibonacci em 38.58 USD (alvo que mostra uma espécie de “topo inalcançável”)

alt: Gráfico com Extensão de Fibonacci traçada, com pontos e alvos destacados.

Os alvos que esse modelo busca são até o valor 1. Isso significa que eles já foram alcançados, e o ativo agora se encontra em uma região sensível batizada de descobrimento de preço. 

Sua principal resistência se encontra no “alvo especulativo” 1.618 de Fibonacci, e se rompida pode alavancar fortemente o preço.

Considerando o valor de seu topo histórico em 34.66 USD como o topo desse movimento, podemos traçar umas Retração de Fibonacci para encontrarmos alvos de possíveis correções e/ou pullbacks:

  • alvo 0.236 de Fibonacci em 27.44 USD
  • alvo 0.5 de Fibonacci em 19.37 USD
  • alvo 0.618 de Fibonacci em 15.76 USD

alt: Gráfico com Retração de Fibonacci traçada e seus possíveis alvos.

O alvo 0.236 de Fibonacci tende a ser respeitado caso a força compradora continue atuante. Do contrário, o preço tende a corrigir até os alvos 0.5 e 0.618.

O alvo 0.618 atua como um suporte fortíssimo, sendo o melhor ponto de entrada, mas se rompido para baixo pode indicar reversão de tendência. 

Adicionando duas médias móveis que agem como indicativo de tendência (MME8-1S e MM200 – 1D), é possível notar que o preço se mantém acima da Média Móvel Exponencial de 8 períodos e da Média Móvel de 200 dias. 

Essas duas médias representadas pelas linhas laranja e roxa, usadas juntas, são um fortíssimo sinal de continuação de alta, levando a crer que mesmo que aconteçam correções, o preço deve se manter em crescimento. 

alt: Gráfico indicando preço acima das médias MME8-1S e MM200-1D

 Com todas as polêmicas envolvendo stablecoins, um projeto que fornece uma solução de um jeito inovador e que ganha mais adoção do mercado a cada dia que passa, tudo indica que a LUNA ainda é um token que pode se valorizar bastante e voltar a romper sua ATH.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!