Mercado

LUNA 2.0 chega ao mercado depois de ter o seu airdrop adiado para o dia 28 de maio

Postado por em 31 de May de 2022 , marcado como

Sem muitas explicações à comunidade, Do Kwon adiou o airdrop do LUNA 2.0 para o dia 28 de maio. Esse é apenas mais um dos problemas que atingem a Terraform Labs desde que o token LUNA e a stablecoin UST derreteram, impulsionando prejuízos também em outras criptomoedas de um mercado que já não ia tão bem, sobretudo por conta da queda do Bitcoin e do Ether.

O lançamento do LUNA 2.0 tinha, até então, sido programado para o dia 27 de maio. De acordo com o projeto de recuperação proposto por Do Kwon à comunidade Terra – votado na última semana, ainda que envolvido em uma série de discussões bastante acaloradas em relação ao quão democrático foi o processo de votação – o airdrop do LUNA 2.0 seria uma forma de compensar as perdas dos investidores do ecossistema Terra, que incluía o token e a stablecoin.

Em relação ao adiamento, não foi fornecida qualquer justificativa e nem mesmo explicação ao mercado e à comunidade do ecossistema Terra. No entanto, aproximadamente às 3h do dia 28 de maio, os investidores receberam seus tokens LUNA em suas carteiras, em proporção à quantidade de LUNA Classic – assim chamado atualmente – que tinham antes da cripto simplesmente derreter.

Com o airdrop, o valor do token disparou, chegando à marca de 19,53 dólares às 6h20. No entanto, o mercado rapidamente começou a lançar os tokens recebidos à venda, fazendo com que o seu preço caísse de forma estrondosa. Às 23h27 do dia 28 de maio, de acordo com dados atualizados do mercado, o valor do token é de 4,88 dólares, o que representa uma queda de 74,27% em sua valorização.

Saiba mais: Terra blockchain agora será a Terra 2.0! Conheça tudo sobre a proposta aprovada por sua comunidade!

O que é o novo token LUNA?

A nova rede LUNA já foi lançada ao mercado e os desenvolvedores interessados pela nova blockchain já podem utilizá-la para a criação e implementação dos seus projetos.

Vale a pena destacar que o plano de recuperação do ecossistema Terra não prevê o relançamento da stablecoin UST. No entanto, ela não deixará, simplesmente, de existir. Ela segue vinculada ao que é chamado agora de Terra Classic, enquanto a nova blockchain terá o nome de Terra e terá, também, o token LUNA – que pode também ser chamado de LUNA 2.0, dada a decisão da comunidade em relação ao fork da rede.

A Terraform Labs firmou um compromisso realmente importante com a sua comunidade – embora o tenha descumprido já em relação ao relançamento do token LUNA em forma de airdrop para compensar as perdas dos investidores que tinham tokens LUNA no momento do colapso da rede – que prevê o cumprimento do plano de recuperação em sua totalidade.

No entanto, uma nova crise está sendo instaurada em relação ao ecossistema Terra e à própria Terraform Labs, que diz respeito à maneira como a empresa está lidando com os detentores de tokens LUNA via exchanges. Para esses usuários nenhum plano de recuperação foi sequer proposto e a Terraform Labs determinou que será necessário “ver com a exchange” como se dará o planejamento de recuperação do que fora perdido e, ainda, como lidar com a antiga e com a nova blockchain ao mesmo tempo.

Ainda que as maiores blockchains do mercado tenham oferecido suporte para a nova rede LUNA, não há qualquer informação contundente se os dois tokens, LUNAC e LUNA “2.0” serão negociados de forma simultânea.

Saiba mais: MetaMask lança programa para ajudar investidores brasileiros a reaver criptomoedas que foram roubadas da carteira

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!