NFT

Internet Computer – ICP – é uma das criptos com maior alta da semana!

Postado por em 11 de July de 2022 , marcado como , ,

A Internet Computer é uma plataforma voltada para crowd computing, de código aberto, que foi construída pela Fundação DFINITY. Nos últimos sete dias a sua criptomoeda, a ICP, vem atraindo a atenção do mercado, com uma alta em suas negociações de 37,03%. Nas últimas 24 horas, apenas, tivemos uma variação positiva de 18,07% – com dados do mercado do dia 8 de julho, às 18h29.

O projeto da Internet Computer visa fazer com que possamos lidar de forma mais ativa com os principais desafios que a Internet, hoje, acaba por criar, como aqueles relacionados à segurança, sistemas deficientes e precários e, sobretudo, o monopólio sobre os serviços de Internet, bem como o uso não autorizado e inadequado de dados pessoais que são confiados às plataformas.

Tendo sido criado com o objetivo claro de fazer com que tenhamos uma Internet moderna e realmente capaz de hospedar qualquer tipo de aplicativo, independente da sua escala – sejam eles contratos inteligentes, plataforma pan-industriais, aplicativos DeFi ou sistemas voltados para qualquer tipo de corporação -, hoje o Internet Computer vem buscando criar um novo mercado relacionado à blockchain.

O projeto criado pela DFINITY nasceu em 2015 e em 2018 passou por diferentes rodadas de financiamento, quando arrecadou quase 200 milhões de dólares, o suficiente para começar a sua operação e o seu projeto de criação.

Analisando esse cenário, tanto o crescimento quanto o próprio desenvolvimento do Internet Computer estão sempre sendo supervisionados pela Fundação DFINITY, que foi criada como uma organização sem fins lucrativos e que tem sede em Zurique e escritórios em três cidades-polo no mundo, além de equipes trabalhando remotamente em diferentes países.

Saiba mais: Próximos stakings: Saiba como lucrar de forma passiva com as suas criptomoedas

Como se dá o funcionamento do Internet Computer?

A ideia que está por trás da criação do Internet Computer é a de uma construção de um protocolo descentralizado que combina todo o poder da computação coletiva de um grande grupo de nodes de computadores para que seja possível construir, em uma única plataforma computadorizada e, obviamente, unificada, um ambiente que seja possível suportar aplicações de qualquer tamanho e de qualquer nível de complexidade.

Dessa forma, com o Internet Computer, é possível criar diferentes contratos inteligentes de unidades de códigos bastante seguros, que são conhecidos pela comunidade como caixas. Por meio das caixas – que podem ser entendidas como as unidades computacionais que devem funcionar como diferentes aplicativos ou, ainda, como funções individuais – é possível que os usuários possam ter todo tipo de interação a partir de um ponto de entrada.

No entanto, em um sentido oposto do que é a Internet em seu formato como nós conhecemos hoje, o Internet Computer deverá servir como ponto de hospedagem de diferentes aplicativos e de diferentes dados em uma cadeia, ao invés de depender, apenas, de uma estrutura centralizada, tal qual a Internet é atualmente.

Quando observamos a sua camada de base, temos uma grande rede de centros de dados que existem para lançar nodes que devem executar o protocolo ICP – Internet Computer Protocol.

Para tornar isso tudo possível, a plataforma lançou ainda em 2021 a sua rede principal que, atualmente, é semi-pública e diferentes centros de dados e desenvolvedores já foram integrados.

Para que seja necessário utilizar essa rede, usa-se o token ICP, que será necessário ter para poder operacionalizar todos os aplicativos descentralizados criados no Internet Computer e divulgados em sua rede para seus usuários em potencial, por exemplo.

Saiba mais: Próximo airdrop: Binance declara apoio ao Origin Dollar Governance (OGV) e anuncia distribuição de tokens

A nova rede de Internet Descentralizada pode se comparar ao Ethereum?

Não, definitivamente. Isso porque, enquanto a Ethereum utiliza contratos inteligentes para que acordos e ações possam ser cumpridos de forma automatizada, o Internet Computer tem por objetivo utilizar diferentes caixas que, embora sejam bastante comparados com os smart contracts da outra rede, são desenvolvidos para que possam ser encadeados e, sobretudo, ultraescaláveis.

Além disso, o real objetivo do Internet Computer é substituir mesmo a Internet tradicional, oferecendo identidades de usuários especiais a diferentes centros de dados e fazendo com que a transferência da governança do ICP para usuários finais possa ser também alcançável.

Por fim, as duas plataformas são bastante diferentes quando se trata de eficiência e de velocidade em transações. A Ethereum tem sofrido com altas taxas de transação para suportar o seu volume de usuários, enquanto o Internet Computer garante a finalização de qualquer transação em até dez segundos.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!